RISCO À SAÚDE – Mato Grosso entra em alerta laranja por causa da baixa umidade Alto Garças na LISTA
Inmet aponta para uma variação entre 20% e 12% da umidade relativa do ar

A região sudeste de Mato Grosso está sob o alerta laranja de baixa umidade do ar, com variação entre 20% e 12%. O aviso publicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) abrange as cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Alto Garças, Primavera do Leste, entre outras.
A condição aumenta os riscos de incêndios florestais e à saúde humana, podendo causar ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
Segundo os especialistas, o índice de umidade ideal é a partir dos 50%.
As instruções do Instituto para amenizar o desconforto são: beber bastante líquido; evitar a prática de atividade física e a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia; utilizar hidratante corporal e umidificar o ambiente.
Veja as cidades de MT que estão sob o alerta laranja:
Acorizal, Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Araguainha, Barão de Melgaço, Barra do Garças, Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Dom Aquino,, General Carneiro, Guiratinga, Itiquira, Jaciara , Jangada, Juscimeira, Nossa Senhora do Livramento, Pedra Preta, Poconé, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Poxoréu, Primavera do Leste, Ribeirãozinho, Rondonópolis, Santo Antônio de Leverger, São José do Povo, São Pedro da Cipa, Tesouro, Torixoréu e Várzea Grande.
O restante de Mato Grosso, com excessçao do extremo norte, continua sob o alerta amarelo de baixa umidade, com variação entre 30% e 20%.
Fonte: Gazeta