Descaso: Com milhões gastos, novo parque não foi entregue
A previsão de entrega era ainda no primeiro semestre de 2021, mas a obra foi novamente paralisada e segue sem conclusão

Enquanto a Prefeitura de Rondonópolis gasta várias dezenas de milhões de reais em novas obras de revitalização e construção de praças e áreas de lazer, obras já iniciadas, como o Parque Encontro das Águas “Lamartine da Nóbrega”, estão paralisadas e sem previsão de conclusão e entrega para a população. Localizado às margens do Rio Vermelho e do Ribeirão Arareau, na região da Vila Aurora, as obras do Parque Encontro das Águas foram lançadas inicialmente em maio de 2019 e retomadas em agosto de 2020, depois de um período paralisada, tendo a promessa de ser concluída no primeiro semestre de 2021.

Pensado como uma área de lazer, de prática esportiva e de realização de eventos culturais, o Parque Encontro das Águas “Lamartine da Nóbrega” possui uma de 50 mil metros e, após concluído, deverá contar com uma estrutura com campo de futebol, quadras poliesportivas e de areia, pista de skate, pista de caminhada, parquinho de diversão, estacionamento e banheiros, além de mirante, postes de iluminação com lâmpadas de LED, fontes de jatos d’água, assim como um amplo espaço para apresentações culturais com arquibancada e espelho d’água.
Inicialmente lançada em abril de 2019, a um custo de cerca de R$ 4 milhões, a obra estava a cargo da UNEP Engenharia e Planejamento Ltda e seria financiada com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente. Mas, ao final daquele mesmo ano, a obra foi paralisada pela primeira vez depois de um distrato com a empresa contratada para executar a obra, sem uma explicação convincente.
———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ————
————————————————————————————
Já em agosto de 2020, a obra foi novamente licitada e reiniciada, dessa vez ao custo de R$ 2.991.328,47 e custeada com recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa). A empresa contratada foi a SLN Construtora e Incorporadora Eireli e a previsão de entrega era ainda no primeiro semestre de 2021, mas depois disso foi novamente paralisada e segue sem conclusão.
No local, atualmente, dá para se observar que a pista de caminhada, toda pavimentada com pequenos blocos de concreto intertravados, um grande barracão, possivelmente um local para apresentações culturais, além de outras construções de alvenaria, estão aparentemente prontas, mas todas escondidas pelo matagal que tomou conta da área, que está literalmente abandonada.
OUTRO LADO
Questionada sobre os motivos da nova paralisação da obra e a respeito de alguma previsão para a sua retomada, assim como um possível prazo pra sua conclusão, a Prefeitura não se manifestou até o término desta reportagem.