Depois de um mês de onda de calor, Brasil deve ter chuva e frio nos próximos dias e Alto Garças em alerta moderado

Assim, a sequência de frentes frias que passaram pelo Brasil desde o dia 10 foi a responsável por enfraquecer e quebrar o bloqueio atmosférico instalado sobre o país desde 22 de abril.
Além da capital, as cidades de Mato Grosso mais afetadas pela frente fria do estado são:
- Acorizal
- Alto Garças
- Alto Araguaia
- Alto Paraguai
- Alto Taquari
Apesar de não terem conseguido manter as temperaturas baixas por muitos dias, elas fizeram com que o sistema de alta pressão se deslocasse para o oceano. Com isso, o país retorna a uma condição de maior normalidade, na qual as frentes frias chegam pelo Sul e conseguem avançar para as demais regiões.
Dessa forma, segundo a Climatempo, a nova frente fria se formou entre o Rio Grande do Sul e o Paraguai e se desloca rapidamente pelo Sul. Ainda nesta sexta, o sistema chega ao Sudeste, avançando por São Paulo e pelo Espírito Santo hoje sábado (25).
A massa de ar polar deve trazer chuva e frio para todos os estados do Sul, São Paulo, sul do Rio de Janeiro e de Minas Gerais e sul dos estados do Centro-Oeste.
Com a passagem dessa nova frente fria pelo país, as chuvas retornaram ao Sul. Nesta sexta, o tempo deve ficar muito instável no estado, com expectativa de chuva para toda a região.
Além disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para a possibilidade de acumulados de até 100 milímetros de chuva no norte do Rio Grande do Sul, Paraná e boa parte de Santa Catarina. Os ventos podem chegar até 100 km/h nessas regiões.
As tempestades previstas para esses locais foram classificadas pelo Inmet em um aviso meteorológico laranja, que qualifica o evento como de “perigo”.
Em Alto Garças -MT aviso de Declínio de Temperatura. Severidade Grau: Moderado
INMET publicou aviso iniciando em: 24/05/2024 00:00. Leve risco à saúde. Declínio entre 3ºC e 5ºC.
Contate a Defesa Civil (telefone: 199).
Fonte: Redação com MSN