Delegado brasileiro é eleito para comandar a Interpol; saiba quem é
Valdecy Urquiza, da Polícia Federal, estará a frente da maior organização policial internacional pelos próximos cinco anosO delegado da Polícia Federal Valdecy Urquiza, de 43 anos, foi oficialmente confirmado nesta terça-feira como o novo secretário-geral da Interpol, a maior organização policial internacional. Ele é o primeiro brasileiro a ocupar o mais alto cargo da instituição, responsável pela cooperação entre forças policiais de diferentes países na luta contra o crime transnacional.

O delegado da Polícia Federal Valdecy Urquiza, de 43 anos, foi oficialmente confirmado nesta terça-feira como o novo secretário-geral da Interpol, a maior organização policial internacional. Ele é o primeiro brasileiro a ocupar o mais alto cargo da instituição, responsável pela cooperação entre forças policiais de diferentes países na luta contra o crime transnacional.
A aprovação do nome de Urquiza ocorreu durante a 92ª Assembleia Geral da Interpol, que está sendo realizada em Glasgow, no Reino Unido. Sua indicação havia sido feita em junho pelo comitê executivo da entidade e, agora, o delegado obteve o aval dos países-membros da organização.
De um total de 196 membros, 96% dos presentes votaram a favor do delegado brasileiro, enquanto seis países se posicionaram contra e dois se abstiveram.
A nomeação de Urquiza representa um marco histórico: ele será o primeiro cidadão de um país sul-americano a liderar a Interpol. Com o mandato de cinco anos, que pode ser renovado por mais cinco, Urquiza assume oficialmente o posto ao final desta semana, ao término da Assembleia Geral.
———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ————

————————————————————————————
Quem é o delegado?
Maranhense de São Luís, Urquiza entrou na PF em 2007. Ele já foi chefe da Divisão de Cooperação Policial Internacional da Polícia Federal e do Escritório Nacional Central da Interpol no Brasil.
Também atuou junto a órgãos internacionais de polícia, como a Europol e a Ameripol, além da Secretaria-Geral da Interpol e a Diretoria de Proteção a Comunidades Vulneráveis.
Fonte: Itatiaia