
O diabetes está associado à principal causa de morte em todo o mundo e à quinta em maior incidência no país: as doenças cardiovasculares. Entretanto, a maioria das pessoas, inclusive quem tem a doença, desconhece essas graves consequências. (IStock/Getty Images)
A prevalência de doenças cardiovasculares tem aumentado nos últimos anos e é uma das principais causas de morte em todo o mundo. Uma das principais causas do surgimento de doenças, se dá ao estilo de vida pouco saudável.
Por isso, compartilho abaixo 5 mudanças na rotina que poderão ajudar sua saúde. Confira!
- Tenha uma alimentação saudável
Uma alimentação saudável e equilibrada é a melhor arma contra as doenças cardiovasculares. Portanto, alimente-se bem e inclua em suas refeições os mais variados nutrientes, como vitaminas, ferro, minerais e vegetais. Optar por refeições caseiras é uma das maneiras mais fáceis de seguir uma dieta saudável.
- Movimente-se mais!
Um estilo de vida sedentário tem sido um dos principais contribuintes para doenças cardíacas. Extensas e prolongadas jornadas de trabalho deixam o indivíduo com pouco tempo para exercícios, resultando em um estado letárgico. Portanto, é recomendável fazer exercícios após cada curto período de trabalho prolongado ou sentado. Para fortalecer os músculos do corpo, é possível praticar esportes e/ou musculação.
- Evitar bebidas alcoólicas e fumo
O tabagismo e o consumo excessivo de álcool aumentam o risco de ataques cardíacos. Estudos mostraram que os fumantes são mais propensos a sofrer ataques cardíacos do que os não fumantes. Além de deteriorar a saúde do coração, beber e fumar regularmente também aumentam o fator de risco para câncer de pulmão, doença arterial coronariana, ataque cardíaco e derrame.
- Tenha uma boa noite de sono
Além de uma dieta saudável para o coração e abandonar o álcool e o fumo, o sono é essencial para o bem-estar geral. Para se sentir disposto e saudável, uma pessoa deve dormir pelo menos 6 a 8 horas por dia. Além disso, estudos mostraram que aqueles que dormem o suficiente são menos propensos a ter ataques cardíacos, diabetes e pressão alta.
- Gerenciamento de estresse
Quando estão sob estresse, as pessoas tendem a comer demais ou beber. Tudo em excesso é ruim. Os indivíduos podem reduzir seu estresse participando de atividades como meditação e exercícios, ou mesmo fazendo uma atividade que gostam, como ouvir música.
Fonte: Agora MT