SAQUE DIGITAL – Ferramenta permite transferir dinheiro até para quem não tem conta bancária VEJA E ENTENDA

Atividade cada vez mais frequente entre os mais de 192 milhões de brasileiros que têm relacionamento com instituições financeiras, as transferências também podem ser destinadas a pessoas sem conta bancária. A possibilidade é aberta pelo Saque Digital, autorizado em 42 instituições brasileiras.
Criada em 2019, a modalidade permite a realização de retiradas bancárias em caixas eletrônicos sem a necessidade de portar um cartão, seja por um código token ou QR Code.
Cesar Stefani, coordenador de gestão do Banco24Horas, responsáveis pelos caixas autorizados para a realização dos saques sem cartão, afirma que a ferramenta já movimentou mais de R$ 10 bilhões, em 43,7 milhões de transações, desde o seu lançamento.
“O Saque Digital é uma solução desenvolvida para a realização de retirada de dinheiro do caixa eletrônico sem a utilização de cartão. Esse serviço facilita o acesso ao dinheiro físico, inclusive para pessoas que não possuem conta bancária”, avalia Stefani.
Como transferir?
Para transferir dinheiro a um desbancarizado, basta acessar o aplicativo da instituição financeira participante e escolher a opção token (código numérico).
Assim, a pessoa que não tem conta financeira deve ir até um caixa eletrônico do Banco24Horas, escolher a opção “Saque Digital”.
———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ————
Na nova janela, é necessário selecionar o campo QR Code e depois inserir o número do CPF e o código informado por aquele responsável pela operação.
Inclusão Financeira
O coordenador do Banco24Horas avalia que a ferramenta “auxilia na inclusão financeira dos brasileiros de todas as classes sociais, com soluções e formatos que geram autonomia às pessoas”.
De acordo com o BC (Banco Central), o Brasil possuí 192,5 milhões CPFs vinculados a instituições financeiras, número 16,26% (26,9 milhões) superior ao apurado em fevereiro de 2020, mês que marca a chegada da pandemia do novo coronavírus no Brasil.
No Relatório de Cidadania Financeira, publicado em 2021, a autoridade monetária avalia que a distribuição do auxílio emergencial para limitar os impactos da crise sanitária “acelerou a inclusão financeira”.
“No total, quase 14 milhões de pessoas passaram a ter relação com o SFN [Sistema Financeiro Nacional]. Somente entre os meses de maio e julho, quase 10 milhões de pessoas acessaram pela primeira vez o SFN”, diz o BC.
Fonte: Gazeta Digital