CidadesDestaqueMato GrossoRondonópolis

Combate às queimadas: Chegada da seca retoma alerta e órgãos preparam plano de ação

Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) já deu início aos trabalhos que visam combater às queimadas urbanas

Reunião hoje (19) definirá plano inicial de combate às queimadas em Rondonópolis (Foto – Arquivo)

A aproximação do período de seca reforça o alerta contra às queimadas. O período proibitivo de uso do fogo na zona rural em Mato Grosso terá início em 1º de julho, mas na área urbana as queimadas são proibidas durante todo o ano. Contudo, é na época da estiagem que as queimadas são mais recorrentes.

Em Rondonópolis, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) já deu início aos trabalhos que visam combater às queimadas urbanas. O Comitê Municipal do Fogo, composto pela Semma, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e entidades da cidade em Rondonópolis, se reúne hoje (19) para debater sobre o plano municipal de contingência das queimadas.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Marcus Vinícius Neves, explicou que algumas ações já vinham sendo realizadas em Rondonópolis para combater as queimadas como um trabalho de educação junto a população das comunidades rurais. Também já foram adquiridos materiais como roupas especiais para combater incêndios e alguns equipamentos como assopradores.

Segundo o secretário, alguns equipamentos já foram adquiridos pela Semma e entregues ao Corpo de Bombeiros e outros materiais necessários para o trabalho de combate às queimadas ainda serão comprados. “A Semma conta com um recurso proveniente de compensações ambientais que deve ser destinado para a compra de equipamentos e materiais para serem usados no trabalho de combate às queimadas”.

A reunião que será realizada hoje do Comitê do Fogo, será apresentado o plano inicial de combate às queimadas em Rondonópolis, bem como será debatido sobre a contratação de brigadistas para atuar durante o período de seca e de que forma esses brigadistas poderiam ser contratados pelo poder público.

————  CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————————————————————————————————

PERÍODO PROIBITIVO
O Governo de Mato Grosso decretou o período proibitivo do fogo entre 1º de julho e 30 de outubro e declarou situação de emergência ambiental entre maio e novembro de 2022 pelo risco de propagação de focos de incêndio em áreas rurais. As normas estão dispostas no decreto nº 1.356, de 13 de abril de 2022.

A emergência ambiental é o período de estiagem em que a falta de chuva aumenta a ocorrência de incêndios florestais. Durante a emergência ambiental, são permitidas medidas temporárias preventivas, como a contratação de brigadistas temporários pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) para auxiliar no trabalho dos bombeiros militares.

A proibição do uso do fogo não se aplica às práticas de prevenção e combate a incêndios realizadas ou supervisionadas pelas instituições públicas responsáveis pela prevenção. O uso do fogo em áreas urbanas é proibido o ano todo.

Com o decreto, o Estado antecipa em 15 dias o período proibitivo do uso do fogo, em comparação com o que prevê a Lei Complementar nº 233 de 21 de dezembro de 2005, que aponta a proibição inicia em 15 de julho. A norma também dispõe que, dependendo das condições climáticas, o órgão ambiental poderá antecipar e prorrogar o período de restrição ao uso do fogo.

FONTE: A Tribuna MT  –  Por: Danielly Tonin | Da Reportagem

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor! Desbloqueie esse site para ter uma melhor experiência!