AgronegócioDestaqueEconomiaMato Grosso

Colheita do algodão no MT ainda está no início, mas Imea já estima pior produtividade dos últimos 5 anos

Faltou chuva entre abril e maio e os rendimentos das lavouras devem ficar abaixo do esperado, mesmo com uma janela de plantio mais favorável neste ciclo. Margens dos produtores também estão mais apertadas do que em anos anteriores.

A colheita do algodão já foi realizada em 4,6% das lavouras do Mato Grosso, um patamar adiantado com relação à safra passada e à média das últimas cinco safras, após uma janela de plantio que aconteceu mais cedo para o ciclo 2021/22.

Segundo o superintendente do Imea, Cleiton Gauer, o estado plantou 22% mais algodão do que na safra passada, saindo de 960 mil hectares para 1,17 milhão, recompondo parte da última redução e voltando para próximo ao patamar da temporada 2019/20.

Apesar do plantio mais cedo, o clima não foi o ideal, já que houve corte das chuvas entre abril e maio e agora a expectativa de produtividade foi reduzida para 268@ por hectare, 3,4% menos do que a safra passada e a menor dos últimos cinco anos.

Olhando para o mercado, Gauer relata que 73% dessa produção já foi comercializada, mas as margens de lucratividade estão mais apertadas, tanto para a safra atual, quanto para a próxima que será semeada para 2022/23.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor! Desbloqueie esse site para ter uma melhor experiência!