ASSUNTO SÉRIO – Instituto alerta para ‘risco à vida’ com calor perto de 45°C em MT VEJA
Técnicos reforçam a “situação de elevado perigo pela severidade do calor esperado e que demandará atenção das autoridades”.

O Instituto MetSul Meterorologia emitiu alerta de onda extrema e excepcional de calor nos próximos dias em vários estados brasileiros, tendo Mato Grosso como um dos pontos de maior preocupação.
Segundo previsão, o Centro-Oeste será uma das regiões que concentrará os maiores picos de calor, podendo registrar até 45ºC. As previsões para a capital do estado, por exemplo, apontam até 43°C até o próximo fim de semana.
Em matéria divulgada no fim de semana, o MetSul afirma em manchete que a segunda metade da semana será marcada pela chegada de massa de ar extremamente quente. O texto cita “CALOR EXCEPCIONAL COM 40ºC A 45ºC E RISCO À VIDA”, em seu título.
Em outro trecho da reportagem, o jornalismo especializado do Instituto reforça a “situação de elevado perigo pela severidade do calor esperado e que demandará atenção das autoridades”.
Apesar de atingir as cinco regiões do país, o calor será mais forte em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com marcas acima de 40ºC, conforme citado acima.
Ao longo da semana, altas temperaturas são previstas, com máximas entre 40ºC e 43ºC, segundo o Inmet. A mínima fica entre 25ºC e 30ºC. Há possibilidade de chuva isolada na quarta-feira (20). O dia de calor mais intenso deve ser o próximo domingo (24).
A tendência de semana mais quente do ano também projeta dias difíceis para outras cidades do estado, como é o caso de Sinop (500 km de Cuiabá), que no decorrer da semana verá a mínima ficando entre 23ºC e 27ºC e máxima entre 38ºC e 42ºC, sem previsão de chuva.
Em Cáceres (225 km ao oeste de Cuiabá) também será possível ver os termômetros registrando até 43ºC. Situação que também deve figurar em Rondonópolis e em boa parte da região sul e sudeste.
Fonte: Minuto MT