Covid-19DestaqueMato GrossoSaúde

Cerca de 23% da população não buscou nem a 1ª dose da vacina contra covid

Mesmo quem foi atrás do imunizante, 14% ainda não voltou para tomar 2ª dose, segundo painel da SES

Cerca de um quarto da população de Mato Grosso ainda não buscou se vacinar contra o coronavírus e, mesmo entre os vacinados, até 14% não buscaram a segunda dose. Dados do painel da Secretaria de Estado de Saúde (SES) apontam que mais de 2,583 milhões de mato-grossenses receberam a primeira dose até o 12h desta quarta (9).

A estimativa do Ministério da Saúde é que o Estado tenha um público vacinável, com idades de 5 anos e mais, de 3,352 milhões habitantes. Logo, ainda faltam mais de 768,7 mil pessoas aptas para receber a primeira dose, mas que ainda não buscaram se vacinar – o que equivale a cerca de 23% do público vacinável em MT.

Sei que existe a preocupação por serem crianças. Mas é importante conscientizar os pais, as famílias, que a vacina é segura, eficaz e, associado ao respeito às medidas de biossegurança

Fez um apelo o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro

Já dados do consórcio de imprensa, uma mobilização de seis maiores veículos de jornalismo do país, apontam que mais de 27% da população do estado não está imunizada.

O consórcio considera a estimativa da população total de Mato Grosso, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que aponta que há mais de 3,567 milhões de pessoas no Estado – o que inclui bebês e crianças de até 5 anos em seus números e que não estão no público apto para se vacinar.

A procura das vacinas está baixa até entre as crianças de 5 a 11 anos, que foram liberadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a serem imunizadas em janeiro deste ano.

Durante a live semanal, realizada na terça (8), o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) chegou a apelar para pais e responsáveis levaram os menores a se vacinar.

“Sei que existe a preocupação por serem crianças. Mas é importante conscientizar os pais, as famílias, que a vacina é segura, eficaz e, associado ao respeito às medidas de biossegurança, vamos vencer muito mais rápido essa loucura, esse pesadelo da pandemia”, pediu.

Municípios da região do Teles Pires, no Norte de Mato Grosso, também estão com baixa procura para vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a covid-19.

Toda essa situação pode indicar os efeitos do discurso negacionista contra o imunizante sobre essas pessoas, que não buscam ou não levam seus filhos para se vacinar.

Por sua vez, não há dados do Governo Federal, uma vez que o sistema do Ministério de Saúde encontra-se em instabilidades desde o dezembro do ano passado depois de um ataque hacker.

Esquema vacinal atrasado

Por outro lado, de mais de 2,583 milhões de mato-grossenses que receberam a primeira dose, 14% deles não buscaram a segunda, o que representa mais de 379,9 mil pessoas.

E, mesmo entre aqueles que buscaram a segunda dose, 58% deles ainda não foram atrás da dose de reforço. Segundo a SES, são mais de 914,2 mil mato-grossenses que estão com o esquema vacinal em atraso.

“As pessoas que não receberam a dose de reforço, além de estarem mais suscetíveis à contaminação pelo vírus, podem ainda evoluir para um quadro mais grave da doença, pois a eficácia da vacina é maior com o esquema vacinal completo”, esclareceu o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

De acordo com o secretário adjunto de Vigilância e Atenção à Saúde da SES, Juliano Melo, idosos entre 60 e 80 anos sem a dose de reforço pertencem ao público mais vulnerável para o agravamento da doença.

Isso por que os idosos já têm a idade como fator de risco e muitos já têm comorbidades, o que contribui para uma possível necessidade de internação.

“Precisamos da conscientização das pessoas para entenderem que só se vacinando vamos mitigar a circulação do vírus e, dessa maneira, reduzir mais ainda o número de internações e mortes em decorrência da covid-19″, conclui Juliano. (Com assessoria).

Fonte: RD News

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor! Desbloqueie esse site para ter uma melhor experiência!