Incêndio em subestação de concessionária de energia deixa parte de Cuiabá sem luz na madrugada
Aproximadamente 66 mil pessoas que moram na capital foram afetadas

Diversos bairros de Cuiabá ficaram sem luz na madrugada deste sábado (11) após um incêndio de grandes proporções atingir a subestação de energia que fica no bairro Jardim Leblon, na capital. O incidente teve início por volta das 1h30 e foi registrado por diversos vídeos e fotos compartilhados nas redes sociais.
Segundo a concessionária de energia, o fornecimento de mais de 66 mil pessoas foi comprometido.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/l/t/zSlihNQXqgtWU3yLC9Yw/whatsapp-image-2022-06-11-at-06.54.36.jpeg)
Chama atingiu grandes proporções — Foto: Reprodução
Os vídeos e fotos que circularam nas redes sociais impressionam e mostram uma chama gigantesca que se espalhou por diversas regiões.
Conforme a assessoria de imprensa da Energisa, as equipes foram acionadas por volta das 1h30 por causa de um incêndio que começou em um dos quatro transformadores que fazem parte da subestação Barro Duro.
A causa do incidente ainda não foi identificada.

Em uma das imagens é possível ver que a chama do fogo ficou bem alta. Já em um dos vídeos é possível escutar um barulho muito denso como de uma explosão e uma nuvem de fumaça.
Os vídeos compartilhados mostram o momento em que o fogo começou, até mesmo a hora em que ele já estava mais contido. Alguns impressionam pela altura que a chama chegou e também pelo barulho.
Conforme a concessionária de energia, diversos bairros ficaram sem energia, o que correspondeu a aproximadamente 66 mil pessoas. No entanto, a situação foi contida e já no início da manhã deste sábado, todos que estavam sem energia tiveram o fornecimento reestabelecido.
Ainda, de acordo com a empresa, o fogo já está contido, mas não foi totalmente neutralizado. Veja abaixo a nota da concessionária.
“A Energisa informa que está em regime de contingência desde 1h30 da manhã deste sábado (11/06) por causa de um incêndio em um dos quatro transformadores que fazem parte da subestação Barro Duro, no Jardim Leblon, em Cuiabá. O fogo está contido à área, mas ainda não foi debelado. Equipes da companhia e do Corpo de Bombeiros estão no local. Não há feridos. A causa é investigada.
O regime de contingência é uma força-tarefa para situações atípicas, com reforço de pessoal em todas às áreas operacionais da empresa. Inicialmente 23% dos clientes de capital foram impactados, o que corresponde a 66 mil imóveis. Mas ainda durante a madrugada, equipes do Centro de Operações Integrado trabalharam para remanejar a distribuição de energia para outras fontes alimentadoras. Às 4h30 da madrugada, o número de clientes afetados caiu para 5%. Às 5h49 o fornecimento foi totalmente restabelecido.
Devido às manobras de carga, é possível ocorrer oscilações momentâneas no fornecimento em outras localidades da região metropolitana.
Fonte: G1MT