Balanço em 2022: PM aponta queda de 32% de roubos até agosto em Rondonópolis
Polícia também registrou uma queda na incidência dos crimes de furtos, que ocorrem em grande número na cidade

Dados divulgados pela Polícia Militar nessa ultima quinta-feira (01) mostram uma diminuição de 32% nos crimes de roubo em Rondonópolis nos oito primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período de 2021.
A avaliação do comando da instituição é que isso é resultado de fatores como a ostensividade e o volume de operações policiais de repressão a esses e outros crimes.
Segundo o comandante do 5º Batalhão da PM, o tenente-coronel Gleber Cândido Moreno, os dados divulgados apontam uma queda consistente no número de roubos na cidade.
“Com o encerramento da pandemia e a vacinação da população, o comércio começou a abrir de forma normal, as festas começaram a acontecer novamente. Então, a vida começou a voltar ao normal. E a PM, além de ter a preocupação normal com a questão da segurança pública, tínhamos que apoiar a saúde pública durante a pandemia. Continuamos dando esse apoio, porém, voltamos a atenção mais para a nossa missão constitucional, que é a segurança pública na forma de policiamento ostensivo e repressivo”, explicou o oficial.
Ele continua explicando que várias operações foram deflagradas pela PM nos oito meses de 2022, sendo quatro Comandos Móveis, que foram na região da Vila Operária, Grande Salmen, Vila Aurora e na região central, além de além das operações Força Total, do Comando-Geral da PM, e CR-4 Seguro, do Comando Regional.
“Foi o emprenho dos policiais militares. Essa ostensividade da PM nas ruas e esse volume de operações e diligências que são realizadas têm como consequência a queda dos números dos crimes contra o patrimônio”, continuou Cândido.
———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ————
————————————————————————————
A PM também registrou uma queda na incidência dos crimes de furtos, que ocorrem em grande número na cidade, mas nesse caso esse índice foi bem menor, ficando na casa de 1%.
“O que ocorre é que esses crimes de furtos, que são de menor poder ofensivo, são cometidos várias vezes pelas mesmas pessoas. Essas pessoas até chegam a ser presas, mas logo são colocadas em liberdade e a grande maioria das pessoas que cometem furtos também são dependentes químicos, então, uma pessoa só pode ser responsável por vários crimes de furto numa determinada região. Mas mesmo assim, conseguimos reduzir essa taxa, que percentualmente é pequeno, mas são mais de 200 crimes a menos”, afirmou o comandante do 5º BPM.
HOMICÍDIOS
O tenente-coronel Gleber Cândido informou ainda que o número de homicídios na cidade se manteve estável no mês de agosto de 2022 em relação ao mesmo mês do ano passado, com 3 ocorrências.
FONTE: Denilson Paredes | Da Reportagem A Tribuna MT