AgriculturaAgronegócioAlto GarçasAlto TaquariCidadesCLIMADestaqueMato GrossoRegião

Atrasos e Estiagens Marcam Safra 2025/26 em Mato Grosso, destaque para os núcleos de Alto Taquari e Alto Garças VEJA

A colheita pode ser complicada, dado o plantio acelerado que pode resultar em uma colheita concentrada, ultrapassando a capacidade de armazenagem.

Quarta Temporada da Série Mato Grosso Clima e Mercado, promovida pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT), estreou nesta segunda-feira (08.12) na região sul do estado, apresentando a realidade da safra 2025/26.

O 8º episódio destaca os núcleos de Alto Taquari e Alto Garças, onde os produtores enfrentam atrasos no plantio, estiagens prolongadas e limitações logísticas impactando o desenvolvimento da soja.

Acompanhe o nosso trabalho também nas redes sociais;

Em Alto Taquari, o produtor Douglas Júnior Turchetti relatou que o plantio deste ano começou em 15 de outubro, cerca de 15 dias após o habitual, devido à escassez de chuvas. Apesar do atraso, as chuvas se normalizaram e o plantio foi rápido. No entanto, enfrentaram períodos sem chuvas, com algumas áreas apresentando até 15 dias de estiagem. No início de dezembro, o desenvolvimento das lavouras já estava em ordem.

CLICK NO BANNER PARA SEGUIR A WEB-TV JCN

—————————————–

Quanto às expectativas para a safra, Douglas alerta sobre o gargalo logístico na colheita. Ele afirma que a colheita pode ser complicada, dado o plantio acelerado que pode resultar em uma colheita concentrada, ultrapassando a capacidade de armazenagem. Atualmente, apenas 60% da produção é acolhida na localidade, o que gera preocupações sobre o restante da safra.

A 120 quilômetros de distância, em Alto Garças, o delegado Deniz Krampe relatou que o plantio também enfrentou interrupções devido à estiagem. O plantio começou em 16 de outubro, mas teve que ser interrompido por aproximadamente 10 dias, sendo concluído apenas no dia 2 de novembro. A falta de água afetou o crescimento das plantas, resultando em um estande abaixo do esperado.

A perspectiva pessimista também se estende à área de milho, com produtores considerando reduções de até 30% na segunda safra. Produzindo testemunhos nacionais, a série MT Clima e Mercado continua a registrar a realidade das safras em Mato Grosso, com o próximo episódio focando nos núcleos de Rondonópolis, Jaciara e Campo Verde.

Informações: Assessoria de Comunicação Aprosoja MT Bruna Lima Brito Damasceno

Fonte: radio93fm

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor! Desbloqueie esse site para ter uma melhor experiência!