
O recente anúncio de uma nova linha de notas, com o retorno dos heróis ao seu design e a retirada de animais indígenas, não incluiu a emissão de um novo papel com valores superiores ao máximo atual de US$ 1.000, apesar de sua constante perda de poder de compra devido ao efeito da inflação.
Neste contexto, um projeto de lei foi apresentado no Congresso que remonta a diferentes etapas da história econômica argentina. A proposta é remover dois zeros do peso nacional e que, dessa forma, um peso vale o mesmo que 100 pesos hoje.

“O Banco Central da República Argentina emitirá notas e moedas, com curso legal, que circularão sob a denominação de ‘peso’, na paridade de um (1) peso equivalente a cem (100) pesos (Decreto 2128/1991). Um centésimo do peso será chamado de ‘cent’”, diz o primeiro artigo de um projeto de lei do deputado Gerardo Milman.
“O governo decidiu mudar as imagens da nossa moeda sem avançar na emissão de notas de maior denominação. A realidade é que, com esses ingressos, você pode comprar menos coisas todos os dias. É por isso que apresentei um projeto de lei para remover dois zeros do peso argentino”, disse o legislador em sua conta no Twitter.
Fonte: Terra Brasil Notícias