Alto AraguaiaCidadesMato Grosso

Áreas degradadas em Alto Araguaia passam por recuperação

No município, deve ser criada uma unidade de referência para estimular os demais municípios da Bacia do Alto Araguaia a replicarem a ação

Um projeto do Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) dos Afluentes do Alto Araguaia (MT) deve recuperar as áreas de preservação da região que estão degradadas. O Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Alto Araguaia foi apresentado nessa terça-feira (22), Dia Mundial das Águas.

De acordo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT), o plano piloto será no Córrego Fundo, no município de Barra do Garças, e vai abranger, inicialmente, 20 propriedades rurais.

No município, deve ser criada uma unidade de referência para estimular os demais municípios da Bacia do Alto Araguaia a replicarem a ação.

Além do combate aos processos de degradação, o objetivo é aumentar a oferta hídrica e a qualidade das águas nos 12 municípios que compõem o CBH.

O programa foi estruturado pelo CBH dos Afluentes do Alto Araguaia e Centro de Pesquisa do Pantanal em parceria com o Instituto de Conservação Ambiental (The Nature Conservancy do Brasil).

O projeto foi aprovado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, no âmbito do Programa Águas Brasileiras.

Principais ações

Recuperar Áreas de Preservação Permanente e nascentes;

Conservar os recursos hídricos;

Mobilizar e capacitar agricultores familiares e produtores nas ações de recuperação;

Implantar técnicas conservacionistas de solo e água em área de produção;

Implantar soluções sustentáveis de saneamento rural residencial.

O projeto vai implementar, em parceria com agricultores familiares locais, a recuperação ambiental em 30 nascentes degradadas na bacia do Córrego Fundo, além de restaurar 25 hectares de área de preservação permanente e implantar 350 hectares em terraços em áreas produtivas.

Também está previsto a construção der 100 reservatórios em estradas rurais e 10 fossas sépticas biodigestoras para o saneamento rural residencial.

Fonte: folhamax.com

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor! Desbloqueie esse site para ter uma melhor experiência!