AgronegócioCidadesDestaqueEconomiaMato GrossoNegócios

AGRONEGÓCIO – Vale do Araguaia recebe chuvas históricas que prometem alta produtividade VEJA E ENTENDA

Em Querência já há áreas de soja irrigada com as máquinas em campo colhendo os primeiros grãos desta temporada

A região do Vale do Araguaia em Mato Grosso registra em algumas propriedades este ano mais de mil milímetros acumulados de chuva na soja. O que traz a esperança de uma temporada de boa produtividade, após o registro de quebra no último ciclo. Conforme produtores rurais, em conversa com os mais antigos tais registros de acumulados de chuva são considerados históricos.

Em Água Boa, de acordo com o produtor Vinícius Baldo, 2024 está sendo “um ano anormal” para a região, pois há “muita chuva”. Ele comenta que desde setembro já se somam mais de mil milímetros acumulados de chuva.

Acompanhe o nosso trabalho também nas redes sociais;

“É histórico. A gente conversa com os mais antigos e eles falam que nunca viram isso na história da região nessa época. Está sendo muito bom para a implantação da cultura”, diz ele ao Patrulheiro Agro desta semana.

O produtor de Água Boa semeou aproximadamente oito mil hectares com soja nesta safra 2024/25. As plantas, salienta ele, estão vindo com bom desempenho, uma vez que chuva e sol quente são as combinações que a soja gosta. Cenário totalmente diferente do ano passado.

“O ano passado a gente sofreu com a seca. Nesta época do ano estava tudo seco, soja morrendo. A gente teve um prejuízo muito grande aqui. Sei que no Mato Grosso inteiro, mas a nossa região foi até mais afetada que as outras. Uma das mais afetadas pela seca e comprometeu o nosso negócio no meio do ano”, pontua Vinícius.

O produtor revela que a expectativa na região é que “a safra seja boa igual estão prometendo as lavouras”.

Início atrasado na soja

———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————

                               ————————————————————————————

O plantio da soja nesta safra 2024/25 na região do Vale do Araguaia, segundo o vice-presidente leste da Aprosoja Mato Grosso, Diego Dall Asta, começou um pouco atrasado. Contudo, a partir da metade de outubro, após as primeiras chuvas, o plantio se deu de forma satisfatória, sendo encerrado dentro da janela.

“O que a gente vê até a metade de dezembro são lavouras bonitas e bem desenvolvidas desde Querência, Canarana, Água Boa, Nova Xavantina. Todos os municípios estão com o plantio de ótima qualidade. O produtor precisa de uma safra boa esse ano para a gente poder recuperar um pouco da safra do ano passado”.

Fonte: Semana 7

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor! Desbloqueie esse site para ter uma melhor experiência!