A terra tremeu em Poconé. Cidade registrou terremoto de magnitude 4.5 na Escala Richter

O município mato-grossense de Poconé, registrou um terremoto de magnitude 4.5 na Escala Richter no último sábado, primeiro de março.
A escala vai até 10.
Segundo a Rede Sismográfica Brasileira, o tremor de terra aconteceu às nove horas e 14 minutos da manhã.
O terremoto foi monitorado pelo Centro de Sismologia da USP, a Universidade de São Paulo.
Segundo a universidade, a região tem histórico de atividade sísmica. Já foram registrados 19 eventos no raio de 100 quilômetros, com a maior magnitude sendo a do evento histórico de 5.4, que aconteceu em 1964.
Moradores da região relataram ter sentido o tremor.
De acordo com depoimento de moradores, o abalo sísmico foi rápido. Eles afirmam que o tremor durou uns três ou quatro segundos. “Foi rápido, mas forte e balançou tudo”, enfatizou um morador da cidade.
———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ————

————————————————————————————
Segundo o professor do Observatório Sismológico do Instituto de Geociências da UnB, Universidade de Brasília, Marcelo Peres Rocha, o tremor aconteceu em uma das regiões sísmicas do Brasil, mas não há razão para pânico.
Rocha explicou que essa região do pantanal é uma região de afinamento litosférico, e sendo assim, é uma região em que os esforços acumulados pelos processos tectônicos são liberados com maior facilidade.
Os dados da Rede Sismográfica Brasileira apontam que o último tremor de terra registrado em Mato Grosso aconteceu em Ribeirão Cascalheira, em 24 de abril de 2024 e teve magnitude 3.2.
Por: Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Fonte: Rádio Sapicua