Municípios do Sul de MT interditam cachoeiras no feriado para conter Covid

Jaciara, Dom Aquino, Juscimeira e São Pedro da Cipa, interditaram as cachoeiras que ficam no território do denominado Vale do São Lourenço, em Mato Grosso. Decreto foi publicado nesta quarta (2) e tem o objetivo de evitar a disseminação da Covid-19 durante o feriado prolongado.
Prefeita de Jaciara, Andréia Wagner (PSB) mobilizou todos os prefeitos a fim de evitar aglomerações. Entre as cachoeiras interditadas, estão as mais visitadas como a da Mulata e do Prata.
“Embora a vacinação esteja ocorrendo, tememos pela aglomeração em massa. O feriado prolongado, por exemplo, é o que nos levou a tomar essa decisão. Hoje, Mato Grosso está com 95% dos leitos de UTI ocupados. Até ontem tínhamos apenas 26 vagas disponíveis para atender os 141 municípios mato-grossenses”, disse a gestora.
Além das interdições, prefeitos proibiram som ao vivo em bares, restaurantes e lanchonetes. Decreto estabeleceu que atividades comerciais podem funcionar até às 22h e o delivery até às 23h59. Toque de recolher, contudo, se inicia às 23h.
Prefeito de Juscimeira, Moisés do Santos (DEM), destacou que um dos motivos que levou o município a se unir às cidades vizinhas foi o fato de Rondonópolis não possuir mais vagas nos hospitais para os pacientes infectados pelo vírus.
“Nós somos pactuados com Rondonópolis, que já nos informou que não tem mais vaga na UTI e, dessa forma, precisamos tomar providências. Fizemos um decreto único para ficar mais junto às cidades do Vale e para que não tenha descompasso de lazer entre os municípios. Para se ter uma idéia, a Cachoeira do Prata recebe cerca de 3 mil visitantes nos finais de semana”, explicou.
Por: Ana Flávia Corrêa
Fonte: RD News