DestaqueMato GrossoNacionalPolicialRegiãoRondonópolis

Safe Truck: Megaoperação contra roubos de módulos de caminhões cumpre mandados em Rondonópolis

A Polícia Civil de Mato Grosso realizou, na manhã de ontem (27), a Operação Safe Truck, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada no furto, roubo e receptação de módulos e outras peças de caminhões e carretas. Foram cumpridas 120 ordens judiciais, incluindo 20 mandados de prisão preventiva e 46 de busca e apreensão.

Foram determinadas também medidas cautelares como bloqueio de contas bancárias e sequestro de veículos. Além de Rondonópolis, as ações ocorreram nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande e Sinop e em outros estados, como Rondônia, Paraíba, São Paulo e Santa Catarina.

A investigação revelou que o grupo criminoso movimentou mais de R$ 60 milhões com os crimes praticados e afetou transportadores e empresas de logística em várias regiões do país.

A organização criminosa possuía uma estrutura com divisão de funções entre os mais de 30 membros identificados. Enquanto um núcleo era responsável pelos furtos, outro cuidava da revenda das peças para empresas e oficinas mecânicas em diferentes estados.

Acompanhe o nosso trabalho também nas redes sociais;

Segundo a investigação, os executores dos furtos viajavam para outras regiões a fim de cometerem o crime. De lá mesmo, eles despachavam as peças via transportadora, endereçada a um dos líderes. As apurações apontam que se trata de uma atividade criminosa altamente rentável e que impossibilita as vítimas de desenvolver a atividade profissional.

LAVAGEM DE DINHEIRO

Durante a análise financeira dos investigados, a Polícia Civil identificou movimentações bancárias incompatíveis com os rendimentos declarados pelos envolvidos. Além disso, foram encontradas evidências concretas do crime de lavagem de dinheiro, praticado para ocultar a origem ilícita dos valores obtidos.

A investigação contou com o apoio de diferentes unidades da Polícia Civil e o compartilhamento de informações com outras forças policiais, o que foi fundamental para o avanço da operação.

Segundo a Polícia Civil, a análise cruzada de dados bancários, registros telefônicos e informações colhidas em campo permitiu a construção de um panorama detalhado da atuação da organização criminosa.

 

———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ————

——————————————————————————————————————–

Com base nas provas obtidas, a Polícia Civil solicitou à Justiça a prisão preventiva dos suspeitos, buscas e apreensões, além do bloqueio de ativos financeiros. As medidas visavam não apenas prender os responsáveis, mas também impedir a continuidade das atividades ilícitas e recuperar os bens obtidos ilegalmente.

MEGAOPERAÇÃO

A operação contou com a participação de 162 policiais civis de Mato Grosso, além de agentes das Polícias Civis de Araçatuba (SP), Vilhena (RO), Araranguá (SC) e João Pessoa (PB).

O nome da operação, Safe Truck, faz referência ao objetivo de garantir a segurança dos profissionais que trabalham com caminhões e carretas em Mato Grosso. A Polícia Civil destacou que a ação faz parte do planejamento estratégico de combate às organizações criminosas, dentro do programa Tolerância Zero, do Governo do Estado.

FONTE: atribunamt

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor! Desbloqueie esse site para ter uma melhor experiência!