DestaqueEconomiaNacional

É #FAKE que decreto aumentou Imposto de Renda para alíquota de 27,5% para 35,5% – Veja

Receita Federal esclareceu que a taxa máxima para pessoas físicas é de 27,5% há mais de 20 anos e que só poderia ser aumentado por meio de lei, não por decreto.

Circula nas redes sociais uma publicação que diz que um decreto aumentou a alíquota do Imposto de Renda para Pessoas Físicas (IRPF) de 27,5% para 35,5%. É #FAKE.

 

🛑 O que diz a mensagem enganosa?

“IMPOSTO DE RENDA – Decreto que aumenta de 27,5 para 35,5%, a alíquota do Imposto de Renda. – Este reajuste atinge diretamente a classe média. Sem querer cortar gastos, o governo com sua exuberante incompetência, quer como sempre, repassar para a população. – Assim é moleza, roubam, administram mal, e nos dão a conta para pagar. Passe adiante… – Se cada pessoa passar para 10 amigos de setores diferentes, no 6° repasse atingiremos milhões de brasileiros. – Vamos tirar 5 minutos para mudar o Brasil e defender nossas famílias e nosso suado dinheiro. Eu fiz minha parte ! Faça a sua! […]”

⚠️ Por que o conteúdo é falso? Ao Fato ou Fake, a Receita Federal desmentiu o texto, afirmando:

Acompanhe o nosso trabalho também nas redes sociais;

“No Brasil, somente lei pode aumentar alíquota de Imposto de Renda. Nunca existiu e jamais existirá decreto aumentado alíquota de Imposto de Renda, porque isso seria inconstitucional. A alíquota máxima do Imposto de Renda para pessoas físicas é de 27,5% há mais de 20 anos e não existe a possibilidade de ser aumentada, como dito, por decreto presidencial”.

 

📌 Desde quando esse mentiroso está circulando?

———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————

                               ———————————————————————————
  • Fato ou Fake já desmentiu essa mensagem enganosa em 2018. A reportagem relatou, inclusive, que os mesmos argumentos haviam circulado no WhatsApp em 2015.
  • Em 2023, o mesmo conteúdo voltou a circular quando o Governo Federal sancionou uma medida provisória que ampliava faixa de isenção do Imposto de Renda (veja mais no vídeo abaixo). Na época, a Receita Federal publicou um alerta sobre uma mensagem falsa similar, que falava sobre um aumento da alíquota máxima para 35%, por meio de medida provisória.
  • Em 2025, texto viralizou próximo ao anúncio de informações do IR 2025, que terá as regras divulgadas nesta semana. Em 10 de março de 2025, o g1 publicou uma reportagem com perguntas e respostas.

Fonte: g1.globo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor! Desbloqueie esse site para ter uma melhor experiência!