Inmet alerta sobre riscos da baixa umidade na região central do país e Alto Garças na Lista
Com umidade entre 12% e 20% há risco potencial de incêndios florestais

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou alertas sobre os riscos causados pela baixa umidade em diversas partes do país, com maior intensidade no Centro-Oeste e parte do Sudeste, onde a umidade relativa do ar poderá ficar abaixo de 12%.
Mato Grosso foi incluído em um alerta laranja do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em função de uma onda de calor que pode elevar as temperaturas em até cinco graus. A cor laranja indica perigo para a vida humana.
O alerta de calor deve durar, inicialmente, até a próxima quarta-feira (20). A previsão para Cuiabá aponta máxima de 41 graus para esta segunda e terça. Na quarta, a máxima prevista é de 40 graus. Na quinta e na sexta não haverá mudança no cenário, com previsão de máxima de 41 graus para os dois dias.
Já em Alto Garças o Aviso de Baixa Umidade. Severidade Grau: Extremo
INMET publica aviso iniciando em: 20/08/2024 14:00. Umidade relativa do ar abaixo de 12%. Grande risco de incêndios florestais e à saúde (doenças pulmonares, dores de cabeça e etc).
Beba bastante líquido. Atividades físicas são nocivas em tal tempo seco. Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. Use hidratante para pele e umidifique o ambiente. Evite bebidas diuréticas (café e álcool). Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
A situação mais preocupante, com alerta de “grande perigo”, abrange a região central do país, incluindo o oeste de Minas Gerais e o noroeste de São Paulo.
De acordo com o aviso do Inmet, com umidade entre 12% e 20% há risco potencial de incêndios florestais e de problemas de saúde, em especial doenças pulmonares, dores de cabeça, ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz.
As áreas mais afetadas são Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, bem como áreas do Sudeste como São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Araçatuba, em São Paulo; Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, em Minas Gerais.
———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ————

————————————————————————————
Nessas localidades, a indicação é de que as pessoas bebam bastante líquido – mas que se evite bebidas diuréticas como café e álcool – e que evitem atividades físicas e exposição ao sol nas horas mais quentes e secas do dia. É também recomendado o uso de hidratante para a pele e que se umidifique o ambiente.
O Inmet divulgou também um alerta de perigo potencial em uma área mais ampla, onde a umidade relativa do ar deverá variar entre 20% e 30%, pegando não apenas Centro Oeste e Sudeste, como o Sul do país e a parte oeste do Nordeste, incluindo o oeste do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Bahia, e boa parte do Maranhão, Piauí e Ceará.
Fonte: Inmet e Redação