CidadesDestaqueMato GrossoPolíticaRegiãoRondonópolis

Deputado havia alertado: Após denúncias, gestão de Pátio volta a inserir dados no Siconfi VEJA E ENTENDA

A gestão do prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio (PSB), voltou a cumprir as leis da Transparência e de Acesso à Informação nos últimos dias, após denúncia feita pelo deputado estadual e pré-candidato à chefia do Executivo Municipal, Cláudio Ferreira (PL), que apontou dados sobre receitas e despesas locais totalmente desatualizados no painel oficial do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (SICONFI), do Governo Federal.

Cláudio explica que estas informações são fundamentais porque permitem que órgãos de controle federais acompanhem a evolução de setores estratégicos no país todo, garantindo inclusive pronto socorro orçamentário diante de necessidades observadas.

Acompanhe o nosso trabalho também nas redes sociais;

A falta de transparência, além de ilegal, é um risco enorme que a gestão cria à própria população ao não expor a realidade dos fatos, conforme explica o parlamentar, que havia denunciado que praticamente o ano todo de 2023 não tinha registros das ações.

“A transparência não é um mero capricho. Não é simplesmente uma maneira do gestor prestar contas à população, embora também tenha essa importante função. Os números confirmam como as coisas realmente estão, comprovam a veracidade da situação da educação, da saúde e outras áreas fundamentais, expondo os problemas, até para que se encontrem as soluções. Acontece que a atual administração, ao que parece, não gosta muito dos números, talvez exatamente porque eles jogam contra a narrativa que tentam implantar de que tudo está bem, que Rondonópolis está no azul e etc”, critica.

———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————

                               ————————————————————————————

Pré-candidato a prefeito de Rondonópolis, o deputado Cláudio sustenta que quer trazer ao cidadão, durante a campanha eleitoral que se inicia em agosto, “um debate técnico, aportado em números, que combata o discurso fácil e enganoso”.

“O cidadão que vive a realidade lá no seu bairro fica contrariado porque vê o prefeito falando que a saúde tá boa, que criou não sei quantas unidades de saúde, mas quando ele vai no postinho não tem dipirona. Então, com números, não há enganação, e vou dar um exemplo: muitas vezes, o prefeito pode dizer que aumentou durante os anos o investimento em saúde, mas se formos comparar isso com o tanto que o orçamento cresceu é possível observar que o setor deixou de ser prioridade no orçamento e teve queda de percentualidade. Vamos trazer estas verdades à tona”, frisou.

FONTE: A Tribuna MT

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor! Desbloqueie esse site para ter uma melhor experiência!