CidadesDestaqueMato GrossoRondonópolisSaúde

SEM PAPEL E TONER – Pacientes reclamam de falta de materiais e problemas estruturais nas unidades de Saúde de Rondonópolis

Presidente da Comissão de Saúde da Câmara diz que acompanha demandas e cobra soluções

A qualidade e estrutura das unidades de Saúde de Rondonópolis-MT tem gerado diversas reclamações da população que utiliza o serviço público. Nesta quarta-feira (06), Ilma Lima foi à Estratégia Saúde da Família (ESF) Vila Rica buscar exames de urgência e recebeu a informação de que a unidade estava sem papel e sem toner para impressão. “Lá não tem folha sulfite para imprimir, não tem nem folha para o médico usar, não tem toner. Está uma situação precária para que os profissionais possam trabalhar”, relata.

Ilma Lima também não conseguiu retirar medicamentos na Policlínica Central e foi informada pelos profissionais do local que os remédios estão em falta na rede. “Eu precisava retirar Carbamazepina, Atelonol e Metformina mas me falaram que não tinha. Sempre que eu vou buscar remédios nunca tem. São meses já que está faltando. A saúde pública está uma vergonha”, desabafa.

Acompanhe o nosso trabalho também nas redes sociais;

Pacientes também reclamam das condições estruturais do Centro de Especialidades Apoio e Diagnósticos Albert Sabin (Ceadas). Nesta quarta-feira, Viviane Sales precisou de atendimento no Centro e relata que o período de espera se tornou insuportável devido às condições do local. “O ar condicionado não funciona. São muitas pessoas esperando e nós pacientes ficamos sofrendo. Além disso, o bebedouro também não funciona ou está desligado. A água sai quente. Ninguém aguenta tanto descaso na saúde”, afirma.

A presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, Marildes Ferreira (PSB) afirma que recebe diariamente reclamações referente às unidades do município. “Eu ando nas unidades e vejo o que está acontecendo para cobrar soluções à Secretaria de Saúde. Essa falta de equipamento e material para trabalhar foi uma demanda que recebi dos próprios servidores e eu pedi à secretária uma agilidade para resolver isso”, explica.

Imagem: Vereador Marildes Ferreira Pacientes reclamam de falta de materiais e problemas estruturais nas unidades de Saúde de Rondonópolis
Vereadora Marildes Ferreira é presidente da Comissão de Saúde da Câmara – Foto: Varlei Cordova/AGORAMT

A legisladora comenta que há 15 dias fez uma cobrança em relação à falta de medicamentos e materiais. “O que nos foi passado é que foi feita uma licitação e nessa licitação não havia sido feito o empenho para o pagamento. As empresas não estavam entregando os materiais, principalmente os medicamentos, porque a prefeitura não havia feito o pagamento. A secretária pediu remanejamento do orçamento e o recurso foi liberado. Ela fez a primeira remessa de pagamento às empresas que ganharam as licitações, mas eu acompanhei uma das entregas no almoxarifado e pude perceber que o que estava sendo entregue não era suficiente”, finaliza.

————  CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————

Em nota, a Prefeitura de Rondonópolis afirmou:
Acerca de materiais de expediente que estavam faltando no PSF Vila Rica, informamos que referidos produtos já foram enviados para a unidade ainda durante a manhã de hoje (06/09), como forma de evitar qualquer descontinuidade aos atendimentos.
Com relação ao CEADAS, esclarecemos que em razão das altas temperaturas pode ter ocorrido alguma situação pontual referente aos bebedouros e aparelhos de ar-condicionado. Ressaltamos que os equipamentos estão com a manutenção em dias, e os bebedouros tiveram a limpeza recentemente realizada, bem como, a troca dos filtros.

Fonte: Agora MT

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor! Desbloqueie esse site para ter uma melhor experiência!