REUNIÃO COM MINISTRA – Pescadores de MT protestam em Brasília contra PL da pesca VEJA

Grupo de pescadores de Mato Grosso foi à Brasília protestar contra o projeto de lei (PL) que visa proibir o transporte de peixes no estado por 5 anos. Manifestantes se reuniram com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, na tentativa de barrar o avanço da pauta.
Vídeo divulgado pelo perfil Mulheres Pantaneiras no Instagram, na tarde desta sexta-feira (23), mostra manifestantes da Rede de Comunidades Tradicionais Pantaneiras dos Pescadores de Mato Grosso das cidades de Barão de Melgaço e Cáceres em mobilização na Capital federal.
Acompanhe o nosso trabalho também nas redes sociais;
Siga a nossa página do altogarcas.com no Facebook.
Saiba tudo do nosso site na pagina do Twitter.
Faça parte do nosso grupo de notícias no Telegram
“Não podemos ver nossos direitos ralo abaixo e ficar parados. Hoje, nós fazemos parte da luta, somos um povo de luta, e várias instituições estão nos apoiando. Então, queremos mostrar quem somos nós. No passado, a gente aquentava tudo calado. E, hoje, nós não aquentamos nada calados”, disse Lourenço Pereira Leite, que faz parte da Rede.
Na manhã desta sexta-feira, militantes da pesca de diversos grupos se reuniram com a ministra Marina Silva contra o PL. Reunião contou com lideranças do Instituto Gaia, Comitê Popular do Rio Paraguai e Jovens da Reserva da Biosfera do Pantanal.
———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ————
Conforme noticiado pela reportagem, PL foi encaminhado à Assembleia Legislativa de Mato Grosso em caráter de urgência pelo governo. Aprovado em primeira votação, substitutivo do projeto é discutido na Casa de Leis.
Projeto foi denominado “Transporte Zero” e terá validade a partir do dia 1º de janeiro de 2024. O texto proíbe o transporte, armazenamento e comercialização do pescado pelos próximos 5 anos. Neste período, será permitida a modalidade pesque e solte, assim como a pesca de subsistência. Segundo o Executivo, o principal objetivo é combater a pesca predatória, mas pescadores apontam que a iniciativa irá acabar com a ofício dos pescadores no estado.
Veja vídeo:
Fonte: Gazeta Digital