AgronegócioAlto GarçasCidadesDestaqueMato GrossoNegóciosRegião

Produtores de Alto Garças debatem produção e sustentabilidade durante 17ª edição do Circuito Aprosoja-MT

Alto Garças é a 2ª cidade da região Sul a receber o evento; delegado coordenador exaltou iniciativa da entidade: “é salutar falar sobre meio ambiente”

Os produtores do município de Alto Garças participaram na noite da segunda-feira (15/05) da 17ª edição do Circuito Aprosoja-MT. O presidente da associação, Fernando Cadore, apresentou diversos serviços que a entidade oferece ao produtor para melhorar e facilitar sua vida, bem como ações promovidas em várias frentes para que o trabalho realizado pelo agricultor mato-grossense resulte em maior produtividade.

“Precisamos entender que a união entre os produtores é o que realmente faz a nossa força, e a partir dessa união que conseguimos trabalhar junto aos poderes executivo, judiciário e legislativo para que estes entendam que precisamos de ações que favoreçam o produtor rural, pois somos responsáveis por alimentar não só a população brasileira, mas a população mundial”, destacou Fernando Cadore.

Acompanhe o nosso trabalho também nas redes sociais;

Siga a nossa página do altogarcas.com no Facebook.

Saiba tudo do nosso site na pagina  do Twitter.

Faça parte do nosso grupo de notícias no Telegram

Atividades executadas pelas comissões de Sustentabilidade, de Política Agrícola e de Defesa Agrícola foram alguns dos exemplos apresentados por Cadore. “Ações como a emissão de Nota fiscal eletrônica e a procuração digital são alguns dos exemplos de vitórias que conseguimos a partir da articulação junto aos poderes como o Executivo, que diminuem a burocracia e facilitam a venda das comodities que produzimos”.

O presidente da Aprosoja-MT ressaltou a necessidade do produtor de conhecer as ações executadas pela entidade, como a Soja Legal, que auxilia o agricultor a cumprir a legislação brasileira e habilita-lo para novos mercados, como o da economia verde, de maneiro a inseri-los neste novo mercado; ou o projeto Guardiões das Águas, que comprova através de dados científicos que mais de 90% das nascentes em propriedades rurais estão em ótimo estado.

————  CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————

Cadore lembrou que o agro tem a ciência do seu lado para provar que a produção é feita de forma sustentável. “Estes programas e projetos da Aprosoja comprovam, por meio de dados e estudos que somos nós os principais responsáveis pela conservação do meio ambiente, então precisamos usar estes dados para informar a população que fazemos nossa parte, que o agricultor é o principal mantenedor de nossas florestas, e isso precisa chegar a população urbana, precisamos comunicar melhor nossas ações, e um dos papéis do Circuito e trazer estas informações até vocês, para que todos possamos comunicar melhor nossas ações quando formos confrontados por pessoas que desconhecem essa realidade”.

E a comunicação foi elencada por Cadore como uma importante ferramenta para mudar essa realidade. “É nosso dever combater discursos errôneos sobre o agro, e a Aprosoja tem realizado diversas parcerias e ações neste sentido, como promover parcerias com podcasts para levar estas informações sobre produção sustentável ao maior número de pessoas, e desta forma acreditamos que as novas gerações abracem esse propósito de contar a história de forma correta”. Cadore citou ainda a criação do Prêmio Aprosoja-MT de Jornalismo e a participação em programas como o Pânico na TV como ações que promovem este engajamento tanto de produtores como da população urbana.

A criação de centro de pesquisas, 100% financiados pelo associado, e que apresentam resultados imparciais também foi apresentado por Cadore. “Os centros tecnológicos criados pela Aprosoja são os maiores centros de pesquisa independente de produtores do País”.

O delegado coordenador do Núcleo de Alto Garças, Alexandre Volpato Gasparello, parabenizou a iniciativa da Aprosoja de trazer o ex-ministro Aldo Rebelo para falar sobre meio ambiente. “É de suma importância levar estas informações para o produtor, precisamos falar sobre meio ambiente, e o Aldo é uma autoridade nessa área, e aqui em Alto Garças ficamos felizes em receber o Circuito para debater este tema”.

O produtor Roland Trentini elogiou a escolha de Aldo Rebelo para falar sobre meio ambiente. “Quero agradecer a escolha feita pela Aprosoja, em trazer alguém tão experiente, com tanta representatividade na política brasileira, e que tanto nos ajudou durante sua passagem pela Câmara e pelo governo federal, ter alguém dessa envergadura entre nós é extremamente satisfatório, me sinto honrado em dividir o espaço com alguém tão ilustre, e que domina como poucos o tema meio ambiente”.

Sustentabilidade em foco

“Mais de 60% de todo nosso território é preservado”. Com essa informação, Cadore mostrou que o produtor é o principal responsável pela preservação do meio ambiente. “Não podemos continuar a deixar que falácias sobre como produzimos, que induzem ao erro de julgamento da população sobre nossa atividade continua a prejudicar o agronegócio, temos a ciência do nosso lado, temos base quando formos falar sobre sustentabilidade”, asseverou Cadore, que citou ainda a criação da organização Não-Governamental Instituto Ação Verde como ferramenta de qualificação do discurso do produtor para elucidar o cidadão sobre como é produzido o alimento que chega às cidades.

Legislativo

O acompanhamento legislativo também é outra preocupação da entidade. “Nós reunimos com deputados que integram a Frente Parlamentar Agropecuária, a FPA, e parlamentares da Assembleia Legislativa, com o objetivo de avançar em leis que beneficiem o produtor, ou frear aquelas que podem prejudicar nossa atividade”, informou Cadore.

Temas como Regularização Fundiária, Licenciamento Ambiental, a nova Lei dos Pesticidas, a Demarcação de Terras Indígenas e a Reforma Tributária são alguns dos assuntos que a Aprosoja acompanha.

Por: Rodrigo Meloni

Fonte: Aprosoja

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor! Desbloqueie esse site para ter uma melhor experiência!