Alto AraguaiaCidadesDestaqueMato GrossoPolítica

PREFEITURA DE ALTO ARAGUAIA RECEBE CERTIFICADO DO PROGRAMA NACIONAL DE TRANSPARÊNCIA PÚBLICA ATRAVÉS DO TCE-MT

Na avaliação de 288 entidades em todo o Estado, somente 21 foram certificadas, sendo duas diamantes, oito ouro e onze prata. Alto Araguaia alcançou a quarta posição no Ranking de Certificações da categoria ouro, ficando atrás, respectivamente, do Governo de Mato Grosso e das Prefeituras de Cuiabá e Nossa Senhora do Livramento. No geral, o município assume o sexto lugar com índice de 91,45% em Transparência Pública.

“Receber este certificado nos enche de orgulho pois reflete o trabalho de todos os servidores, do compromisso que têm com o serviço público.  Alcançar este reconhecimento reafirma o cumprimento da Lei e a essência da nossa gestão em atuar com transparência e responsabilidade com o dinheiro público e respeito ao cidadão. Continuaremos na busca pela excelência para conquistar o selo diamante”, pontua o prefeito.

————  CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————

Durante a solenidade, o Conselheiro do TCE-MT, Antônio Joaquim, disse que a certificação servirá de estímulo para as instituições públicas. “É importante que aperfeiçoem os Portais de Transparência,  implementem melhorias. Tenho certeza que essa campanha será recorrente para o corrida democracia e prevenção de práticas ruins. Será referência “, complementa.

A avaliação organizada pela Associação dos Membros de Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e realizada pelo TCE-MT confere selos de acordo com o nível de cumprimento dos critérios essenciais em transparência pública. Na categoria “Diamante” o índice varia entre 95% a 100%, enquanto que 85% a 94% se enquadra na categoria “Ouro” e, na categoria “Prata”, quando atingido de 75% a 84%.

No total, o portal online da Prefeitura de Alto Araguaia teve oito critérios com nota de 100%, sendo despesas, receitas, contratos, diárias, informações institucionais, informações prioritárias, recursos humanos, serviços de informações ao cidadão. Acessibilidade, serviço de informação online, relatórios de gestão fiscal e licitações, os índices variam de 60% a 91,67%.

Acompanhe o nosso trabalho também nas redes sociais;

Siga a nossa página do altogarcas.com no Facebook.

Saiba tudo do nosso site na pagina  do Twitter.

Faça parte do nosso grupo de notícias no Telegram

Os critérios avaliados refletiram as exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2020), da Lei de Acesso à Informação (Lei Federal nº 12527/2011) e do Código de Defesa dos Usuários de Serviços Públicos (Lei Federal nº 13.460/2017).

Além do Poder Executivo araguaiense, a Câmara Municipal de vereadores também foi avaliada. O órgão obteve 63,35% do índice que, por sua vez, não foi classificado.

Fonte: Giro MT

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor! Desbloqueie esse site para ter uma melhor experiência!