CidadesMato GrossoPolítica

NA CALADA DA NOITE – “Bolsonarista raiz” de MT votou para mudar Lei das Estatais; veja votos

Texto aumenta gastos com publicidade e nova emenda reduz drasticamente "quarentena" para dirigentes

Os deputados federais de Mato Grosso deram ‘aquela força’ para aprovar o projeto de lei 2.896/2022, que alterou a Lei das Estatais, na noite da ultima terça-feira (13). Somente o deputado José Medeiros (PL) votou contra o texto principal, que contou com o apoio até de ‘bolsonaristas raiz’, como é o deputado Nelson Barbudo (PL), que votou ‘sim’. O texto ainda precisa ser aprovado pelo Senado.

O texto inicial versava apenas sobre o aumento de gastos com publicidade e patrocínio por parte das estatais. O objetivo inicial era aumentar os gastos de 0,5% para 2% da receita bruta e também estabelecia regras para esses gastos em período eleitoral.

———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————

Porém, os parlamentares incluíram um ‘jabuti’ no texto, proveniente de uma emenda do deputado Felipe Carreras (PSB-PE). A emenda em questão reduziu o período de ‘quarentena’ para quem ocupava cargo em diretoria de partidos políticos ou vinculados a organização eleitoral que queiram compor Conselho de Administração e diretoria de empresas públicas.

Esse prazo foi reduzido de 36 meses para 30 dias. “Decidimos acatar a emenda, por entender que a quarentena prevista atualmente de 36 (trinta e seis) meses é demasiadamente extensa”, diz o relatório da deputada Margarete Coelho (PP-PI). Portanto, a relatora elaborou um substitutivo, contemplando a emenda.

Os parlamentares ainda apresentaram um requerimento para retirar o projeto de pauta, mas foi reprovado pelo Plenário. Em seguida, o substitutivo foi colocado em votação, tendo os parlamentares pedido para a emenda de quarentena ser votada em destaque.

O texto substitutivo foi aprovado por 314 votos favoráveis e apenas 66 contra. Dentre os parlamentares mato-grossenses, apenas Medeiros votou ‘não’ nessa etapa.

Depois da aprovação do texto, a emenda da quarentena foi posta em votação. Ela foi mantida no texto por 223 votos favoráveis e 123 contrários.

ompanhe o nosso trabalho também nas redes sociais;

Siga a nossa página do altogarcas.com no Facebook.

Saiba tudo do nosso site na pagina  do Twitter.

Faça parte do nosso grupo de notícias no Telegram

Nessa fase, Carlos Bezerra (MDB), Juarez Costa (MDB), Neri Geller (PP) e Rosa Neide (PT) votaram para manter a emenda ao texto. O voto de Barbudo não foi computado ou não consta no site da Câmara.

Já Dr. Leonardo (Republicanos), José Medeiros (PL) e Emanuelzinho (MDB) votaram contra.

Veja como os deputados votaram em cada votação:

Texto substitutivo:

Carlos Bezerra: sim
Dr. Leonardo: sim
Emanuelzinho: sim
José Medeiros: não
Juarez Costa: sim
Nelson Barbudo: sim
Neri Geller: sim
Rosa Neide: sim

Emenda em destaque:

Carlos Bezerra: sim
Dr. Leonardo: não
Emanuelzinho: não
José Medeiros: não
Juarez Costa: sim
Nelson Barbudo: não consta
Neri Geller: sim
Rosa Neide: sim

Fonte: Estadão Mato Grosso

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor! Desbloqueie esse site para ter uma melhor experiência!