Rússia e outros três países voltam a comprar carne bovina mato-grossense veja
Países suspenderam a compra depois do surto de vaca louco registrado em Nova Canaã do Norte

Depois de um ano, a Rússia suspendeu as restrições para comprar de carne bovina de Mato Grosso. Isso porque o surto da “vaca louca” que teve no Estado em setembro do ano passado não tem mais efeito e o país europeu decidiu retomar as negociações. Além da Rússia, o Irã, o Egito e a Arábia Saudita também suspenderam as restrições.
———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ————
————————————————————————————
De acordo com a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), a compra pela Rússia comprova a qualidade da carne mato-grossense e, ainda, reconhece a sanidade do rebanho no Estado.
Em setembro de 2021, com o surto da “vaca louca”, a Rússia suspendeu as importações da carne bovina de animais acima de 30 anos. A decisão foi informada pelo Serviço Federal de Vigilância Sanitária e Fitossanitária (Rosselkhoznadzor) do Ministério da Agricultura russo.
‘VACA LOUCA’
Em Mato Grosso, o primeiro caso foi registrado pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em um frigorífico de Nova Canaã do Norte (a 700 km de Cuiabá), no dia 4 de setembro de 2021.
Na ocasião, o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) afirmou que não havia qualquer risco à saúde humana e animal.
Fonte: Colíder News