CidadesDestaqueMato GrossoPolíticaRondonópolisSaúde

Indignação popular: Prefeito é confrontado por não pagar Santa Casa Veja

A denúncia de retenção de recursos da Santa Casa por parte da Prefeitura de Rondonópolis já tem gerado situações de indignação popular contra a figura do prefeito Zé Carlos do Pátio.

Prova disso é que nesta semana, durante um ato político, o prefeito foi duramente interpelado por um cidadão no sentido que o gestor liberasse os recursos públicos do hospital, situação que poderia estar comprometendo vidas que dependem da unidade de saúde.

Desde a semana passada, conforme publicado pelo A TRIBUNA, a Santa Casa tem cobrado a Prefeitura de Rondonópolis uma quantia de R$ 12.383.400,00 (doze milhões, trezentos e oitenta e três mil e quatrocentos reais), que, segundo o hospital, deveriam ser pagos por serviços prestados pela unidade hospitalar durante a pandemia de Covid-19, especialmente com serviços de UTI. A direção do hospital atesta que são recursos emergenciais destinados pelo Governo Federal, já repassados à Prefeitura desde junho de 2021 e, desde então, retidos indevidamente.

Apesar da cobrança, o Município não tem reconhecido a dívida, dizendo que solicitou uma auditoria do Ministério da Saúde e se recusando em repassar os valores.

Desde então, diversos segmentos da sociedade civil têm se mobilizando em cobrar a gestão municipal quanto ao pagamento desses valores. Nesta semana, por exemplo, pessoas ligadas ao Grupo SOS Santa Casa seguem afirmando que a Prefeitura continua segurando os recursos em questão, apontando que isso vem fazendo muita falta para o complexo hospitalar, tendo, inclusive, de pegar dinheiro em banco para comprar produtos e medicamentos.

E esse quadro da Santa Casa apontando passar por dificuldades financeiras, enquanto tem dinheiro a receber da Prefeitura, chegou ao ponto de fatos como esse, em que o cidadão cobra publicamente, de forma austera, o prefeito do município.

Esse confrontamento, inclusive, chegou a ser gravado em vídeo. Nas imagens, o cidadão encontra o prefeito e diz: “- Paga tudo que está devendo, prefeito! …É questão de saúde. Toma vergonha, Zé do Pátio! Você deve, sim!!! Paga a Santa Casa!”.

———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————
————————————————————————————

No vídeo, o cidadão segue afirmando: “O senhor está com dinheiro da Santa Casa lá! Calma, não!!! É questão de saúde, de vida!!!”. E o prefeito lhe responde: “- Eu não devo nada”. Com isso, o cidadão rebate, em tom duro: “Você deve, sim! Você está com dinheiro da União!…”. Na sequência, ele continua seguindo o gestor até certo ponto da via onde se passa a cena.

Depois do episódio, o prefeito ainda não se manifestou publicamente sobre o registro até certo ponto constrangedor que passou. No entanto, a cena tem se viralizado nas redes sociais na internet, ganhando a adesão de muita gente que apoia os serviços prestados pela Santa Casa e que também depende dos serviços da unidade.

Na semana passada, a superintendente Bianca Talita Franco e representantes do Grupo SOS em prol da Santa Casa chegaram a comparecer na sessão da Câmara Municipal, cobrando dos vereadores uma atuação mais forte para liberação desses recursos.

O alerta é de que a situação tem refletido e pode refletir na saúde não só dos rondonopolitanos, mas de todos os moradores da região sul/sudeste do Estado.

“Mesmo diante do reconhecimento de todos os órgãos técnicos de auditoria do SUS [Sistema Único de Saúde] quanto a indevida retenção de valores pelo Município e o direito da Santa Casa em receber pelo trabalho realizado durante o período da pandemia de Covid-19, até agora o Município, secretária municipal de Saúde e prefeito, não realizaram o pagamento, continuando a reter o valor”, externou a direção do hospital.

FONTE: A Tribuna MT

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor! Desbloqueie esse site para ter uma melhor experiência!