CidadesCuiabáDestaque

Moradores usam caixa d’água como barco em ruas alagadas na região metropolitana de Cuiabá

Ruas e casas no Bairro Alameda, em Várzea Grande, ficaram alagadas.

Por Suelen Alencar, g1 MT


Moradores andam em caixa d'água em rua alagada

Moradores andam em caixa d’água em rua alagada

A forte chuva que caiu durante a madrugada desta segunda-feira (15) dezenas de casas em Várzea Grande e Cuiabá. Com o volume da água acumulada, os moradores não conseguiram sair de casa. Carros ficaram submersos e bueiros transbordaram.

Um dos vídeos gravados por moradores mostram crianças usando uma caixa d’ água como barco para fazer travessia na rua, no Bairro Alameda, em Várzea Grande. Na mesma via, um carro estava submerso.

Na última semana, as chuvas se intensificaram e, neste domingo (14), o volume registrado foi de 142 milímetros, o maior nos últimos dois anos, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Esse volume é equivalente a cerca de 10% do esperado para o ano todo na região, avalia Rodrigo Marques, climatologista do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Barco circula pelas ruas após alagamentos

Barco circula pelas ruas após alagamentos

De acordo com o técnico em meteorologia do Inmet, Waldison de Almeida Fidelis, a média do mês seria de 210 de mm para o mês e há possibilidade de novas chuvas nos próximos dias ainda na região de Cuiabá e Várzea Grande.

A moradora do bairro Alameda, em Várzea Grande, Amanda Martins, disse que o marido e outros moradores tiraram o lixo dos bueiros para tentar escoar a água.

Moradores foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros, porque ficaram ilhadas em suas casas ou porque não conseguiram fazer a travessia para chegar em casa.

Casas alagadas em Várzea Grande — Foto: Arquivo pessoal

Casas alagadas em Várzea Grande — Foto: Arquivo pessoal

Prejuízos

 

Em nota, a Prefeitura de Várzea Grande informou que entre a noite de domingo e a madrugada desta segunda-feira, a região metropolitana foi atingida por fortes chuvas, que causaram alagamentos em diversos pontos da cidade. Os bairros mais atingidos foram os bairros Alameda, Construmat e Joaquim Curvo.

Ainda segundo a prefeitura, as equipes realizam reparos principalmente de limpeza das bocas de lobo que existem para escoamento das águas de chuvas para as galerias pluviais, que estavam tampadas pelo excesso de lixo como sacolas plásticas; latas de bebidas e refrigerantes; mato entre outros produtos que deveriam ter sido recolhidos como lixo e pela coleta municipal.

Os bairros mais atingidos encontram-se nas proximidades das margens do Rio Cuiabá.

As secretarias municipais lembram que os danos foram apenas materiais e todos os serviços emergenciais foram colocados em alerta diante da possibilidade de novas chuvas, conforme a previsão da meteorologia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor! Desbloqueie esse site para ter uma melhor experiência!