
De acordo com os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o mês de julho deveria ter uma temperatura média de 21,93°C. No entanto, agora em 2023, os termômetros apontaram média de 22,97°C, ou seja 1,04°C acima da média histórica. Essa temperatura média coloca julho de 2023 como o mês mais quente já registrado no Brasil desde 1961.
Anteriormente, o título de julho mais quente pertencia a 2022, com uma média de 22,77°C, representando um desvio de 0,84°C acima da média. No entanto, o recente registro de 2023 superou essa marca, destacando-se como um mês atípico e marcante para os brasileiros.
Esse padrão de temperaturas acima da média foi observado em diversas regiões do país, desde o sul da Região Norte até o Centro-Oeste e a Região Sul. Os valores chegaram a ser até 3°C acima da média, evidenciando um fenômeno generalizado.
Acompanhe o nosso trabalho também nas redes sociais;
Siga a nossa página do altogarcas.com no Facebook.
Saiba tudo do nosso site na pagina do Twitter.
Faça parte do nosso grupo de notícias no Telegram
Aqui no Centro-Oeste, por exemplo, as temperatura ficaram entre 2 e 3 graus acima da média no mês de julho, o que projeta a possibilidade de um verão escaldante.
———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ————
Especialistas alertam que o aumento das temperaturas médias é um sinal preocupante das mudanças climáticas em curso no país.
O aquecimento global pode trazer impactos significativos para o meio ambiente, a agricultura e a saúde pública.
Para complicar ainda mais, entre os meses de abril e maio de 2023 foi observado uma tendência de aquecimento das águas do Pacífico. Em junho teve início um novo episódio de El Niño que, atualmente, está com intensidade moderada, mas tem previsão de recrudescer rapidamente.
Fonte: Portal Mato Grosso