NacionalPolítica

TSE aprova a candidatura de Lula e Alckmin, Petista teve registro de candidato barrado em 2018, por envolvimento na Lava Jato veja

Petista teve registro de candidato barrado em 2018, por envolvimento na Lava Jato, mas agora está liberado para concorrer

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou por unanimidade nesta quinta-feira, 8, o registro da candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República. O nome do ex-governador paulista Geraldo Alckmin (PSB) também foi aprovado pela Corte.

Relator dos pedidos, o ministro Carlos Horbach descartou irregularidades nos registros e confirmou a legibilidade contra Lula. O TSE analisou um pedido de impugnação da chapa do petista, solicitado por Pablo Marçal (Pros), que teve a sua candidatura barrada pela Corte.

Em 2018, Lula chegou a ser registrado no TSE como o candidato do PT à Presidência, mas a Corte barrou o registro por considerar que o petista não era elegível. Na oportunidade, o ex-presidente estava preso depois da condenação em segunda instância na Operação Lava Jato. Em 2021, o Supremo Tribunal Federal (STF), em decisão de Edson Fachin, anulou os efeitos da condenação, em entendimento que resgatou os direitos políticos do petista.

Na decisão desta quinta-feira, o TSE seguiu o parecer do Ministério Público Eleitoral, que não viu nenhum obstáculo legal à candidatura de Lula.

O TSE também aprovou a regularidade dos partidos que integram integram ou apoiam a coligação de Lula e Alckmin: PT, PC do B, PV, Psol, Rede, Solidariedade, PSB, Agir, Avante e Pros.

Na sessão desta quinta-feira, o TSE também aprovou o registro de candidatura de José Maria Eymael (DC) à Presidência, assim como o nome de João Barbosa Bravo como vice da chapa.

Fonte: Revista Oeste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor! Desbloqueie esse site para ter uma melhor experiência!