Francisco de Assis Diniz – Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet
As previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), sinalizam para mais uma semana de chuvas na região norte do Brasil. Os modelos apontam para uma semana com bastante umidade no Matopiba, parte do Goiás e Mato Grosso. O retorno de acumulados mais expressivos deve acontecer já neste final de semana.
A boa notícia, segundo Francisco de Assis Diniz, é que após estes sete dias de chuva, o produtor de soja deve ter uma janela para a colheita. O período de estiagem é previsto para a partir do dia 12 de março
O modelo Cosmo do Inmet indica que neste sábado (6), os maiores volumes de chuvas são previstos para o Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.
A partir de sábado, as chuvas avançam com mais intensidade para o Sudeste, aumentando também a umidade na região central do Brasil.
Já na terça-feira, o modelo mostra a formação de um novo corredor de chuvas, entre o Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.
Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas:
Fonte: Inmet
Entre este sábado e domingo (7), as chuvas chegam também em Minas Gerais, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo.
“No domingo as chuvas chegam forte em Minas Gerais, principalmente na Zona da Mata Mineira. Sul e noroeste de Minas também tem previsão de muita chuva”, alerta Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet.
Veja o mapa de previsão de precipitação para o Sudeste no sábado (6):
Fonte: Inmet
O avanço da frente e a circulação de ventos também vai favorecer as chuvas no sul de Goias, e para o domingo, a previsão é de acumulados entre 20mm e 30mm.
Em algumas regiões do Centro-Oeste e do Matopiba, o volume de chuva deve continuar comprometendo a colheita da soja no Mato Grosso e também no Maranhão.
A cada dia em que as chuvas continuam chegando ao centro-norte do Brasil, a preocupação dos sojicultores aumenta. As regiões onde o excesso de umidade ainda castiga as lavouras, a soja segue perdendo qualidade e a impossibilidade da colheita atgrasa ainda mais o plantio da segunda safra de milho, a qual também está sendo empurrada para fora da janela ideal de cultivo.
Fonte: NoticiasAgrícolas