DestaqueEconomiaNacionalPolítica

Guedes diz que reajuste “de até 5%” a servidores é possível este ano

Apesar de o presidente Bolsonaro ter recuado na definição do reajuste de 5% aos servidores públicos, na semana passada, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta quarta, em Davos, que o aumento é o único possível dentro do Orçamento.

O ministro citou especificamente as forças de segurança para dizer que o governo gostaria de gastar mais nesse sentido. A decisão do governo federal de conceder reajuste salarial de 5% para todos os servidores públicos federais a partir de julho.


 

ERRO NO SISTEMA

O Ministério do Trabalho e da Previdência admitiu que pode ter pagado seguro-desemprego a pessoas que já morreram. A pasta explica que o sistema de gestão do benefício faz uma conferência com o Cadastro Nacional de Informações Sociais para avaliar se o segurado faleceu antes de cada pagamento.

“Contudo, a incorporação dessa informação ao Cnis leva alguns dias, o que pode permitir que pagamentos a segurados falecidos sejam realizados”, pontua, em nota. Desse total, aproximadamente R$ 7,608 milhões foram destinados a pessoas que já estariam mortas.


 

EXPLICAÇÕES

O Ministério da Justiça e Segurança Pública deu o prazo de 10 dias para que as companhias aéreas Gol, Latam e Azul expliquem irregularidades relatadas por consumidores durante o período da pandemia da Covid-19.

Atrasos de voos, dificuldade no reembolso dos valores pagos e lentidão na devolução do dinheiro foram as maiores queixas dos clientes. De acordo com a Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor, as reclamações nesse sentido cresceram 410% de 2019 para 2021.


 

3ª VIA

A executiva do Cidadania decidiu nesta terça oficializar a coligação com o MDB em apoio ao nome da senadora de Simone Tebet encabeçando a chapa da chamada terceira via para as eleições presidenciais deste ano.

A reunião ocorreu de forma virtual. O partido, dessa forma, antecipa sua decisão, ao contrário do que ocorrerá com o PSDB, legenda com a qual pretende formar uma federação.


 

DISCUSSÃO

O procurador-geral da República, Augusto Aras, levantou-se da cadeira para discutir com um colega e precisou ser contido por seguranças na sessão do Conselho Superior do Ministério Público Federal nesta terça. Aras afirmou que o subprocurador Nívio de Freitas não era “digno de respeito”.

Aras anunciou aos colegas que abriria uma votação, ao que um colega afirmou: “Posso sustentar meu ponto de vista, presidente?”. O procurador-geral da República respondeu: “Pode. Eu só não posso admitir aqui essa bagunça que o colega…”. Segundo colegas, Aras chamou Nívio de “carioca”, num tom que parecia uma tentativa de ofender o colega, ao que ele respondeu: “Exatamente”.


 

VARÍOLA DE MACACO

Nas últimas semanas, o diagnóstico de uma doença rara em vários países do mundo chamou a atenção. Pacientes da Europa, Estados Unidos, Austrália e Argentina apresentaram a varíola de macaco, uma doença que é endêmica em partes do continente africano e é semelhante à varíola humana, condição de saúde já erradicada do planeta.

A empresa Bavarian Nordic, por exemplo, é responsável pela vacina Imvanex, conhecida como Jynneos nos Estados Unidos e Imvamune, no Canadá — a fórmula é aprovada contra a varíola humana e possui autorização para ser usada também contra a varíola de macaco.

Fonte: A Tribuna MT

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor! Desbloqueie esse site para ter uma melhor experiência!