Queimadas avançam sobre parques nacionais brasileiros

0
36
Queimadas avançam sobre parques nacionais brasileiros

No Centro-Oeste, o fogo ameaça os parques nacionais e destrói uma das maiores riquezas econômicas da região.

Queimadas avançam sobre parques nacionais brasileiros

No Centro-Oeste, o fogo ameaça os parques nacionais e destrói uma das maiores riquezas econômicas da região.

As imagens impressionam em Mato Grosso do Sul: mais de 5 mil hectares de eucalipto já foram consumidos pelo fogo nos últimos dez dias.

“Temos vários registros de incêndios, com muitos impactos econômicos em decorrência deles”, diz o tenente coronel do Corpo de Bombeiros Waldemir Moreira Jr.

Com 1,2 milhão de hectares de área plantada, Mato Grosso do Sul é o segundo maior produtor de eucalipto do Brasil. A produção atende às fábricas de celulose, que respondem por quase metade de toda exportação do estado.

“Gerando um prejuízo acima de R$60 milhões, além do prejuízo da fauna e da flora, que são os prejuízos ambientais. A umidade do ar está muito baixa e a seca prolongada está afetando de forma geral o agronegócio da região, explica o presidente da Reflore, Moacir Reis.

O combate ao fogo agora é mais ao norte, já perto da divisa com Mato Grosso, um lugar de difícil acesso. Em Corumbá, epicentro das queimadas, a situação já está um pouco melhor. Em muitas regiões, os incêndios já foram controlados com o reforço de bombeiros de outros estados, da Marinha e brigadistas, que somam cerca de 300 pessoas.

No Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari, onde o fogo dura mais de duas semanas e já consumiu mais da metade da área do total do parque, os trabalhos de combate se concentram no município de Costa Rica, bem próximo de outra reserva importante, o Parque Nacional das Emas, em Goiás.

“É uma região de cânions. A principal linha de defesa é justamente em um cânion que dá acesso ao Parque das Emas, que fica no estado de Goiás”, diz o tenente coronel do Corpo de Bombeiros Waldemir Moreira Jr.

Newsletter G1Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui