Witzel autoriza que bares, restaurantes e shoppings reabram no Rio de Janeiro

0
14
Witzel autoriza que bares, restaurantes e shoppings reabram no Rio de Janeiro

As estatísticas mostram que são altos os números de casos confirmados e pessoas mortas pela Covid-19. Mas isto não pareceu ser o suficiente para evitar que o governador do estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), optasse por não flexibilizar as regras de isolamento social.

Witzel divulgou um decreto que flexibiliza as regras de isolamento, que a partir deste sábado (6) irá permitir que bares, restaurantes e shoppings reabram, assim como também será permitida a realização de jogos de futebol profissional.

O decreto do governador que contem as novas regras foi publicado em uma edição extra do Diário Oficial divulgada às 23h24 da sexta-feira (5).

O decreto autoriza que setores do comércio e da indústria retornem a funcionar, mas em horários específicos, e está prorrogada até o dia 21 de junho a proibição das aulas presenciais nas redes de ensino.

De acordo com o decreto, a partir de sábado (6), bares e restaurantes poderão retornar aos trabalhos, desde que funcionem apenas com 50% de sua capacidade. Shopping centers e outros centros comerciais também poderão voltar a abrir, no horário das 12h às 20h, também observando as regras para os bares e restaurantes, ou seja, limitando sua capacidade em 50% e com a garantia de que álcool em gel 70% seja fornecido para os consumidores.

As praças de alimentação também poderão reabrir desde que obedeçam 50% de sua capacidade, mas áreas de recreação, cinemas e outros ramos do comércio deverão permanecer fechados.

Atrações turísticas, como por exemplo o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, também estão prometidos a receber visitas, porém desde que o limite de 50% de sua capacidade de lotação seja respeitado. Templos religiosos também poderão funcionar, mas terá que ser observada uma distância mínima de um metro entre as pessoas.

Parques também estão permitidos de reabrirem para a prática de esportes, desde que não ocorram aglomerações. Estão autorizadas as atividades esportivas individuais praticadas ao ar livre, até mesmo em praias e lagoas, de preferência perto da residência.

Jogos de futebol

Atividades esportivas de alto rendimento também estão autorizadas, desde que não haja a presença de público e que sejam observados os protocolos de higienização.

Desta maneira, partidas de futebol estão autorizadas, desde que não tenham público.

Todos os estabelecimentos que forem abrir deverão seguir medidas e protocolos de segurança que estão sendo recomendados pelas autoridades sanitárias, como disponibilizar para as pessoas álcool em gel 70% e respeitar a distância mínima de um metro entre as pessoas, além do uso obrigatório de máscaras de proteção tanto para clientes como para funcionários.

O decreto diz que ficam suspensas até o dia 21 de junho as aulas presenciais das redes municipal, estadual e privada. Assim como atividades coletivas em teatros e cinemas, e estabelecimentos do gênero. E também o funcionamento de academias de ginástica. Caso haja o descumprimento das medidas previstas, as forças de segurança pública poderão atuar para coibir possíveis infrações.

O Governo do estado do Rio divulgou nota sobre o decreto, e justificou as medidas que flexibiliza o isolamento afirmando que foi levado em consideração os dados obtidos pela Secretaria de Estado de Saúde.

Não perca a nossa página no Facebook!

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui