Fundador da SpaceX ironiza russo e comemora feito americano

0
9
Fundador da SpaceX ironiza russo e comemora feito americano

Vídeo do Dia: Conversas mostram que Delegado Paulo Bilynskyj revelou medo da noiva antes de ser baleado

Mal a SpaceX foi lançada com sucesso neste sábado (30) em uma base em pleno território norte-americano, o fundador da empresa criadora do veículo espacial, Elon Musk, disse uma frase que soou como resposta aos comentários do russo Dimitri Rogozin. “O trampolim funciona”, ironizou o empresário referindo-se à tentativa de ridicularização proferida seis anos antes pelo chefe do serviço espacial russo.

Depois, Musk deu muitas gargalhadas. A explicação expõe uma antiga questão internacional. Com o fim dos ônibus espaciais produzidos pelos EUA, em 2011, os únicos a terem capacidade para enviar astronautas para a Estação Espacial Internacional (ISS) eram os russos.

Com isso, os americanos tinham que enviar seus viajantes espaciais para as bases russas a fim de embarcarem nas naves do país e realizarem suas missões na Estação Espacial.

A dependência americana de Tecnologia de outra nação para as suas missões fora da Terra ficou abalada em 2014. Naquele ano, o governo de Moscou entrou em litígio com Washington. No bate-boca entre as duas potências mundiais, Rogozin, diretor da Agência Espacial Russa, ironizou o fato de os norte-americanos precisarem de um trampolim para mandarem seus astronautas ao espaço.

A ironia de Rogozin ficou atravessada na garganta do fundador da SpaceX. Por isso, assim que foi constatado o sucesso da missão, Elon Musk aliviou o que o engasgava e disse: ‘o trampolim funciona’, arrancando risadas do administrador da NASA, Jim Bridenstine, durante a entrevista coletiva.

SpaceX acopla na ISS

A comemoração de Musk provocou reações também em território russo. Nas redes sociais do país, quem passou a ser ironizado foi o diretor russo, alvo de muitos memes e piadas.

Enquanto as comemorações e ironias ocorriam em terra, no espaço os astronautas faziam o seu trabalho. A SpaceX conseguiu acoplar com sucesso na ISS.

A espaçonave reutilizável Crew Dragon 2 atracou com sucesso na manhã deste domingo (31). O feito foi transmitido ao vivo pelo site da Nasa.

Tanto a nave Dragon Crew quanto o foguete SpaceX que a leva são os primeiros veículos espaciais criados por uma empresa privada a ser utilizado pela Nasa.

Problemas no lançamento

Os técnicos da Nasa tiveram que enfrentar um problema inesperado durante o lançamento inicial do foguete Falcom 9. A decolagem estava marcada para a tarde do dia 27, quarta-feira. A interrupção do lançamento se deu 20 minutos antes da contagem final.

Segundo informa a agência dos EUA, o adiamento se deu porque a atmosfera na base do Centro Espacial John F. Kennedy no momento do lançamento apresentava excesso de eletricidade. Problema que não ocorreu no sábado seguinte.

Com o lançamento da empresa de tecnologia americana, os russos perderam o monopólio das viagens tripuladas ao espaço. Analistas acreditam que a SpaceX vai provocar mudanças no programa espacial russo.

Não perca a nossa página no Facebook!

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui