Doria quer antecipar feriado de 9 de Julho em São Paulo para 25 de maio

0
9
Doria quer antecipar feriado de 9 de Julho em São Paulo para 25 de maio

Vídeo do Dia: Adepta ao candomblé, Juliana Paes afirma ter buscado líder espiritual durante pandemia

São Paulo poderá ter que recorrer à novas medidas para aumentar os índices de isolamento social devido à pandemia do coronavírus. Nesta segunda-feira (18), o governador do Estado, João Doria, apresentou um projeto de lei para, neste ano, antecipar o feriado do dia 9 de Julho (Revolução Constitucionalista) para a próxima segunda-feira (25).

O projeto de lei já está em mãos da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, Doria quer também consultar prefeitos para que feriados estaduais sejam também antecipados para os dias seguintes (terça, 26, e quarta, 27).

“Vamos recomendar que os outros prefeitos da Região Metropolitana, assim como os do litoral e do interior possam avaliar com as câmaras municipais a antecipação de feriados locais para os dias depois deste feriado do dia 25”, afirmou o governador.

Aumento do isolamento

Segundo o governador paulista, os índices de isolamento social ficam maiores durante os fins de semana, em que muitos não trabalham. Com isso, criar um “feriadão” improvisado foi a escolha de Doria para tentar aumentar estes índices.

“Vemos que durante os fins de semana e feriados nestes últimos 56 dias, ficou bastante claro que, nestes dias, temos índices mais elevados de isolamento e isto contribui para o controle da pandemia. Com esta decisão, a gente terá um número elevado de feriados”, comentou.

Antecipar feriados é arma de Doria e Covas

Além de João Doria, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, também sugeriu que feriados fossem antecipados para conter a pandemia do coronavírus e aumentar os índices de isolamento social na cidade.

No caso, dois feriados (Corpus Christi e Dia da Consciência Negra) estão na mira da prefeitura para serem antecipados para maio.

O projeto que antecipa tais datas já está com a Câmara Municipal para ser votado nesta segunda-feira, se possível.

Caso os projetos sejam votados e aprovados até terça-feira (19), os dois feriados serão decretados já para esta semana, na quarta (20) e quinta-feira (21). A Prefeitura pretende na sexta (22) decretar ponto facultativo.

Caso todas as medidas sejam aprovadas, de quarta até segunda-feira da próxima semana, juntando com sábado e domingo, será uma espécie de “feriadão”.

Doria descarta lockdown em SP

Por enquanto, o estado de São Paulo não corre risco de ver um fechamento mais rígido (lockdown) implementado para tentar aumentar o isolamento social, barrar a disseminação do coronavírus e evitar a chance de que haja colapso no sistema de saúde do estado e da cidade,

“É de muita importância que a população compreenda a importância do isolamento social. Quanto mais tivermos esse isolamento social, mais rápido poderemos passar dessa fase difícil da quarentena. Não estou decretando lockdown porque, primeiro, temos protocolos para ter que fazer isso.

Estamos adotando todas as medidas que forem possíveis para que achatemos a curva”, afirmou Doria.

No último domingo (17), o isolamento social seguiu abaixo dos 60% esperados pelo estado para tentar reduzir o contágio. Na capital, o índice observado foi de 56% e, em toda São Paulo, de 54%.

Não perca a nossa página no Facebook!

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui