‘Capitão América: Guerra Civil’ e as 4 principais diferenças das HQs para o filme

0
20
‘Capitão América: Guerra Civil’ e as 4 principais diferenças das HQs para o filme

Em 2016 chegou aos cinemas de todo mundo o filme “Capitão América: Guerra Civil”. O 3º filme do Capitão trouxe para as telas uma adaptação da saga “Guerra Civil”, considerada uma das melhores sagas dos heróis da Marvel. Herói lutando contra herói.

Mantendo a base dos Quadrinhos, o filme é marcado pela divisão dos Vingadores. Após uma tragédia, o governo dos Estados Unidos impõe um registro para que eles possam atuar como heróis registrados. Por motivos distintos, temos o Capitão América e o Homem de Ferro, dois dos mais icônicos personagens da Marvel, em conflito. Enquanto Steve Rogers é contra o registro, Tony Stark apoia a decisão.

Dentre diversas de ação, duas merecem destaque. A primeira é a cena no aeroporto, onde os “times” liderados pelo Capitão e Homem de Ferro se enfrentam, em uma das cenas mais marcantes dos filmes da Marvel.

Já a segunda, próxima do fim do filme, envolve os dois heróis principais junto com o Soldado Invernal. em uma cena que fez muitos fãs delirarem no Cinema.

Mas apesar de ter feito grande sucesso entre o público e a crítica, alguns fãs dos quadrinhos criticaram a adaptação da saga para os cinemas.

Tragédia que marca ‘Guerra Civil’

Para poder chegar aos cinemas, a Marvel optou por “amenizar” a tragédia que dá origem a Lei de Registro.

No cinema, o “Tratado de Sokovia” aparece durante uma batalha em Lagos (Nigéria) envolvendo o Capitão América.

Falcão, Feiticeira Escarlate e a Viúva Negra. A equipe impede o roubo de uma arma biológica, mas o vilão Ossos Cruzados explode uma bomba. Ao tentar evitar a explosão, Wanda acaba explodindo um prédio cheio de civis, dentre eles um grupo de Wakanda, introduzindo a nação comandada pelo Pantera Negra.

Já nos quadrinhos a história começa de forma bem mais sombria. A equipe dos Novos Guerreiros está gravando mais um episódio do seu reality show na cidade de Stamford e acabam enfrentando quatro vilões que haviam fugido da Balsa (prisão para supervilões). A situação foge do controle e o vilão Nitro causa uma explosão que termina na morte de milhares de pessoas, dentre eles diversas crianças que estavam numa escola perto do local da batalha.

Essa adaptação foi escolhida para não trazer uma tragédia que pudesse impactar o grande público, principalmente o infantil.

Vilão de Guerra Civil

Nos quadrinhos não existe a figura do “vilão” na saga. Até mesmo pelo fato de que o Homem de Ferro acaba recrutando diversos vilões para defender o lado a favor da Lei de Registro.

No cinema temos como vilão o personagem Zemo, um dos principais vilões dos Vingadores. Nas telas vimos o vilão com um visual civil e da cidade de Sokovia, sem repetir sua origem e visual dos quadrinhos.

A forma como o Barão Zemo foi retratado gerou reclamações dos fãs de quadrinhos.

Quantidade de heróis envolvidos em Guerra Civil

A batalha no aeroporto envolve 12 heróis e é um dos destaques é a quantidade de tempo de cada herói em cena.

A sequência de ação foi muito bem elaborada. Temos diversas “mini-lutas”, com todos os heróis sendo bem trabalhados, algo complicado com tantos personagens em cena.

Mas para atender ao que os fãs mais fanáticos dos quadrinhos esperavam, seria preciso um filme inteiro só para mostrar uma das lutas principais da HQ. A saga “Guerra Civil” envolveu praticamente todos os super-heróis da Marvel. Próximo do arco final, temos uma equipe liderada pelo Capitão liberando todos os heróis que eram contra o registro e tinham sido presos na Zona Negativa pela equipe do Homem de Ferro. São formados dois verdadeiros exércitos que lutam no centro de Nova York, em uma batalha campal.

A Marvel optou por reduzir de forma considerável a quantidade de heróis, aproveitando personagens que já tinham sido apresentados ao grande público em outros filmes.

Como novidade tivemos apenas o Pantera Negra e o Homem-Aranha.

Troca de lado durante a saga

Outra mudança significativa na história. Nos cinemas temos o Homem-Aranha e o Pantera Negra ao lado do Homem de Ferro, lutando contra a equipe liderada pelo Capitão América.

Nos quadrinhos o cenário é bem diferente. No primeiro momento o Pantera Negra assume uma postura neutra, mas perto do arco final da saga ele ingressa na equipe liderada por Steve Rogers.

Já Peter Parker inicia a saga das HQs no time de Tony Stark, mas ao longo da série ele se rebela contra o Homem de Ferro e termina a saga no time do Capitão América.

Não perca a nossa página no Facebook!

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui