Candidatos que optarem pelas provas do Enem 2020 devem se inscrever até dia 22 de maio

0
12
Candidatos que optarem pelas provas do Enem 2020 devem se inscrever até dia 22 de maio

Os candidatos que desejarem participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), previstos para os dia 1º e 8 de novembro, deverão fazer a sua inscrição até o próximo dia 22 de maio. A inscrição pode ser feita pela página do participante do Enem, com taxa de serviços no valor de R$ 85,00, podendo ser paga até o dia 28 de maio, nas agências bancárias, casas lotéricas ou nos Correios. Para evitar filas e contaminação pelo novo coronavírus, existe orientação na página do Enem que os candidatos que preferirem podem optar pelo pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU) por aplicativos ou sites dos bancos.

Segundo o portal G1, foram feitas 1.548.671 inscrições apenas no primeiro dia de abertura desse processo. Desse total, 1.455.732 inscritos optaram pelas provas impressas, enquanto 92. 935, pelo tipo digital. É a primeira vez que a prova digital será empregada em exames do Enem. Para esta plataforma digital estarão disponíveis apenas 100 mil vagas. O Enem deverá ser 100% digitalizado até 2026. O ministro da Educação, Abraham Weintrawb, considera que o total de inscrições neste primeiro dia, estão bem acima dos 1.316.607, computados ano passado no mesmo período.

Enem avalia ensino médio no Brasil

O Enem é um processo seletivo realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) Anísio Teixeira, que é uma instituição ligada ao Ministério da Educação do Brasil e foi criado em 1998.

Este exame é utilizado para avaliar a qualidade do ensino médio no País. Seu resultado serve para acesso ao ensino superior em universidades públicas brasileiras através do Sistema de Seleção Unificada (SISU). Universidades do Exterior também podem ser referendadas neste processo.

A página ‘enem.inep.gov.br’, através da qual o candidato deverá se inscrever, orienta que até o dia 22 de maio este interessado poderá atualizar dados no cadastro, como trocar municípios para fazer as provas, opção de língua estrangeira e o tipo de atendimento especializado.

O portal UOL destaca que a realização do Enem nestes tempos de pandemia do novo coronavírus, vem deixando preocupadas as pessoas que estão se preparando para enfrentar o Exame Nacional do Ensino Médio, devido ao período que ficaram sem aula presencial. Pelo cronograma do Enem, dia 25 de maio, terá início a solicitação do nome social.

O portal alerta que as datas do Enem digital vão de encontro aos exames importantes de São Paulo, como a primeira fase da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no dia 22 de novembro, e a primeira fase da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), responsável pela seleção de candidatos para a Universidade de São Paulo.

Não perca a nossa página no Facebook!

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui