Site explica o que significa ‘lockdown’

0
9
Site explica o que significa ‘lockdown’

Por causa do grande número de óbitos provocados pela covid-19, agora no Brasil, alguns estados e municípios começam a avaliar a possibilidade de se implementar o chamado “lockdown”. Em vista disto, sites começam a levar informações para o público do que se trata a medida, exemplo disto foi o site UOL que publicou artigo falando sobre o tema.

Na quarta-feira (6), o Pará seguiu o exemplo do Maranhão e se tornou o segundo estado do país que impôs o lockdown em algumas cidades. Enquanto o estado de São Paulo tem o maior número de infectados e mortos pela doença, de acordo com números oficiais, está adotando regras de distanciamento social, porém até o momento não declarou o lockdown.

Lockdown

O termo se refere ao bloqueio total de determinada região, que pode ser imposto tanto pelo Estado quanto pela Justiça. Esta é a medida mais rigorosa que pode ser adotada durante situações mais extremas, como, por exemplo, uma pandemia.

No lockdown, as pessoas são impedidas de circularem em áreas públicas sem razões emergenciais, atravessar fronteiras e pode ser até que haja toque de recolher. O Governo fica responsável por fazer a fiscalização. O dicionário Oxford, de língua inglesa, traduz a palavra como “confinamento”.

A palavra se refere a um estado de restrição ou isolamento decretado como medida de segurança, também pode ser entendido como “bloqueio total”.

Diferença entre lockdown e distanciamento social

O distanciamento social diz que as pessoas fiquem afastadas o suficiente das outras, porém não é uma medida imposta pelo Estado. O objetivo é diminuir a disseminação do vírus pela distância, pois, até onde se sabe o novo coronavírus não é transmitido pelo ar, e sim por gotículas da saliva.

Por esta razão, é recomendada a distância de pelo menos 1 metro das outras pessoas. Estudos afirmam, entretanto, que, um espirro pode espalhar as partículas por até 8 metros de distância.

As regras do lockdown podem variar de acordo com o local que ele foi adotado, mas as pessoas só podem sair à rua por motivos de emergência. Nesta situação, ficarão abertas farmácias, hospitais, supermercados e outros estabelecimentos que prestem serviços que são considerados essenciais.

Trânsito

O trânsito nos locais que o lockdown foi adotado também pode ser suspenso de maneira parcial ou total. Em determinadas situações, aeroportos, estações de trem e rodoviárias são fechados e só se pode ultrapassar a fronteira por razões de trabalho ou emergência.

Isolamento vertical

Também conhecido como distanciamento social seletivo, é quando o isolamento é imposto somente para uma parcela da população, por exemplo, grupos que tenham um risco maior de desenvolver complicações caso contraiam o novo coronavírus. O restante da população está livre para andar pelas ruas se estiver assintomática.

O isolamento vertical é apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), porém especialistas afirmam que no Brasil esta medida pode ser arriscada, pois, o país apresenta um alto número de idosos que convivem com pessoas jovens, que podem sair e levar o novo coronavírus para casa.

Quarentena

O termo também tem o nome de distanciamento social ampliado, é o que está se vivendo atualmente no Brasil, quando se tem a recomendação de se ficar em casa e evitar aglomerações. As pessoas só devem sair de casa para trabalhar em serviços essenciais e para uma situação de necessidade básica.

Não perca a nossa página no Facebook!

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui