Saque Aniversário do FGTS: caixa libera o dinheiro aos nascidos em março e abril

0
12
Saque Aniversário do FGTS: caixa libera o dinheiro aos nascidos em março e abril

O Saque Aniversário terá mais um grupo de trabalhadores aptos a receberem. O Governo federal informa que os trabalhadores que solicitaram o saque do FGTS na modalidade Saque Aniversário e nasceram nos meses de março e abril, começam a receber os recursos nesta segunda-feira (4) ou no próximo dia 11/05, conforme sua preferência anotada no ato da adesão ao programa.

Com o objetivo de evitar aglomerações, por conta da pandemia do novo coronavírus, e facilitar o acesso do trabalhador aos recursos do fundo, a Caixa Econômica Federal sugere àqueles que optaram pelo recebimento do dinheiro diretamente nas agências do banco, que façam a transferência do valor para conta de qualquer banco, através do Aplicativo FGTS.

Essa alteração pode ser realizada até o dia 24 de julho e o recebimento da quantia encerra no dia 31 de julho.

Como funciona o saque aniversário do FGTS

O trabalhador que optar pela modalidade Saque Aniversário deve procurar a Caixa Econômica Federal e formalizar a solicitação. O solicitante deve ter saldo em sua conta de FGTS e poderá sacar parte do valor todo ano. O prazo para aderir ao programa termina sempre no último dia útil do mês de nascimento do trabalhador. E quem ainda não solicitou o saque ainda pode fazê-lo pessoalmente em uma das agências da Caixa, contudo só vai receber a partir do ano que vem.

É importante lembrar que os trabalhadores que optarem pelo Saque Aniversário não receberão mais os valores que são depositados pelo empregador na hipótese de serem demitidos. Referindo-se aos depósitos mensais que são efetuados pela empresa na conta de FGTS do trabalhador. E nos casos de demissão sem justa causa, por iniciativa do empregador, o valor da multa de 40% está garantido, como também os saques para tratamento de saúde (doenças graves), compra ou financiamento de imóveis e aposentadoria.

Segundo a Caixa, se o trabalhador optar pelo programa e não efetuar o saque no prazo estabelecido, o valor da parcela retornará para sua conta de FGTS.

Como aderir ao saque aniversário do FGTS

A adesão ao Saque Aniversário pode ser feita pelo trabalhador pessoalmente nas agências da Caixa, porém é mais recomendável que o faça através das ferramentas digitais disponibilizadas pelo banco. Como medida preventiva para evitar aglomerações por conta da pandemia do novo coronavírus, o solicitante pode recorrer ao Aplicativo FGTS ou pelo site fgts.caixa.gov.br.

O sistema da Caixa Econômica Federal permite que o optante faça uma simulação do valor que poderá receber pelo Saque Aniversário em 2020, antes de concluir a solicitação, com base no saldo atual de sua conta de FGTS.

O trabalhador que optar pelo saque no modelo tradicional, doravante chamado de Saque Rescisão, que é aquele que o empregado recebe o saldo de sua conta FGTS todo de uma vez, quando da Rescisão do Contrato de Trabalho sem justa causa, evidentemente não precisa fazer nada, pois essa alternativa continua inalterada. No entanto, aquele que optar pelo Saque Aniversário e depois mudar de ideia, deve esperar pelo menos 24 horas para depois solicitar a alteração.

A partir do ano que vem (2021), o Saque Aniversário ficará disponível por três meses, contados a partir do primeiro dia útil do mês de aniversário do trabalhador. Tomando como exemplo um empregado que nasceu no dia 20 de abril, poderá sacar a parcela no período de 1 de abril até 30 de junho.

Calendário de pagamento do Saque Aniversário

Mês de Aniversário Mês de Saque

Janeiro Abril a Junho de 2020

Fevereiro Abril a Junho de 2020

Março Maio a Julho de 2020

Abril Maio a Julho de 2020

Maio Junho a Agosto de 2020

Junho Junho a Agosto de 2020

Julho Julho a Setembro de 2020

Agosto Agosto a Outubro de 2020

Setembro Setembro a Novembro de 2020

Outubro Outubro a Dezembro de 2020

Novembro Novembro a Janeiro de 2021

Dezembro Dezembro a Fevereiro de 2021

Não perca a nossa página no Facebook!

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui